Previdência Complementar – Tipos de Planos 3 – PGBL ou VGBL?

Previdência Complementar – Tipos de Planos 3 – PGBL ou VGBL?

Caras/os Leitoras/es,

Na semana passada escrevi sobre a importância de escolher a instituição financeira que irá guardar/gerir os depósitos em previdência complementar (aposentadoria privada), de verificar as taxas cobradas por este serviço e acompanhar (por meio dos extratos) se o que foi contratado está sendo cumprido.

Importante, também, é escolher o plano mais apropriado para a sua realidade. Geralmente funcionários de Bancos/Seguradoras possuem “METAS” para a venda de previdência complementar (isso seria normal como ocorre em qualquer empresa), porém o que não é normal é o vendedor desconhecer as características do produto e não levar em conta o perfil/necessidade dos clientes/consumidores. Portanto, cuidado ao adquirir um plano de previdência complementar (aposentadoria privada).

O que é VGBL?

Segundo a SUSEP, VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre) “é um plano de seguro de pessoas com cobertura por sobrevivência, cuja principal característica é a ausência de rentabilidade mínima garantida durante a fase de acumulação dos recursos, sendo a rentabilidade das reservas idêntica à rentabilidade do fundo onde os recursos estão aplicados.” Esclarecendo, a SUSEP considera VGBL um seguro, não propriamente um plano de previdência. Você contrata um valor para receber no futuro (em uma única parcela ou uma renda por tempo certo) pagando um “PRÊMIOS” por isso, que será acumulado em um fundo específico para tal finalidade.

E PGBL?

Também segundo a SUSEP: “os planos denominados PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) tem como objetivo a concessão de benefícios de previdência aberta complementar (não confundir com fundos de investimento de mercado financeiro). A Proposta de Inscrição indicará a data de concessão de benefícios escolhida pelo participante. O valor do benefício será calculado em função da provisão matemática de benefícios a conceder na data da concessão do benefício e do tipo de benefício contratado, de acordo com os fatores de renda apresentados na Proposta de Inscrição.” Esclarecendo, você faz depósitos em uma conta individualizada e recebe um valor no futuro proporcional ao montante acumulado pelos seus depósitos e a rentabilidade do período acordado (consumidor/banco).

Este assunto é bastante complexo e envolve decisões para um longo período, você contratará agora um plano ou seguro que garantirá sua renda no futuro, portanto não pode tomar uma decisão precipitada.

A SUSEP recomenda, ainda, que você verifique se seu plano PGBL ou VGBL foi aprovado por ela, além de poder simular o valor da renda a ser recebida ou verificar informações fornecidas pelos bancos/seguradoras acessando o site: www.susep.gov.br.

Na próxima semana ainda voltarei ao assunto para melhor clarificá-lo.

Compartilhar: