Previdência Complementar – Tipos de Planos

Previdência Complementar – Tipos de Planos

Caras/os Leitoras/es,

2011 chegou!!! Neste início de ano podemos colocar em prática tudo que prometemos na virada.

No post de 26/12/2010 eu dei uma dica para pagar menos IR (pessoa física) utilizando os depósitos em previdência complementar, os valores depositados até 30/12/2010 podem ser utilizados na declaração 2010/2011. Caso você faça um plano de aposentaria complementar neste ano, tais depósitos poderão ser utilizados na declaração de ajuste de 2011/2012.

Já foi falado em outros momentos sobre a aposentadoria do INSS, seus problemas e os valores máximos (reduzidos em função da adoção do fator previdenciário), motivo pelo qual, o ideal para garantirmos nossa renda no futuro é fazer uma previdência complementar.

Quem é filiado ou não ao INSS pode fazer um plano de previdência (aposentadoria) complementar, ou seja, no Brasil não há necessidade de ser filiado à aposentadoria oficial para se ter um plano complementar (privado).

Temos dois tipos de entidades de previdência complementar:

  •         Entidades Abertas: FAPI (Fundo de Aposentadoria Programada Individual) e PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres).
  •        Entidades Fechadas: Planos fechados para empresas ou grupo de empresas e novos Instituidores (membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial)

As entidades abertas são ligadas a Bancos e Seguradoras, já as entidades fechadas geralmente têm administração própria ou são geridas por outras entidades fechadas. Na figura abaixo podemos verificar que a PETROS – Fundação Petrobrás de Seguridade Social administra além dos fundos fechados das empresas ligadas à Petrobrás, os fundos da ANAPARPREV e UNIMED-BH dentre outras.

Na figura abaixo, também podemos visualizar a quantidade de pessoas que possuem previdência complementar no Brasil, bem como os ativos que garantem estas aposentadorias.

 

Como eu já havia falado anteriormente, o INSS trabalha com regime de caixa (arrecada os valores em um mês e paga os aposentados no mês seguinte). Na previdência complementar o regime é de capitalização, são depositados valores em uma conta individual e o montante acumulado (com os juros) é que garante o pagamento da complementação da aposentadoria, ou seja, primeiro arrecada-se o dinheiro para no futuro pagar aposentadoria.

Na próxima semana continuaremos com o assunto previdência complementar.

Compartilhar: