Qual a importância da Educação Financeira e Previdenciária?

Qual a importância da Educação Financeira e Previdenciária?

Caras(os) Leitoras(es),

Um tema que está se tornando bastante popular é a Educação Financeira e Previdenciária, seja no meio acadêmico, corporativo e até mesmo, como política governamental.

Por que esse interesse?

A eficiência de sistemas educacionais, mundo afora, é um dos principais componentes que explicam os saltos de qualidade e desenvolvimento de muitos países. Analogamente, a Educação Financeira e Previdenciária, um ramo específico do sistema educacional, é fundamental na construção de uma nação social e economicamente justa.

O tema começa a ganhar importância no meio corporativo, principalmente, como forma de recuperar produtividade, pois um dos motivos que mais afeta funcionárias(os) no ambiente de trabalho são problemas financeiros e dúvidas quanto a situação pós-emprego (aposentadoria).

Em novembro de 2011, uma matéria da Folha.comEmpresas ensinam educação financeira a funcionários”, da jornalista Maria Aparecida Silva, retrata esta questão, citando exemplo de empresas que começam a divulgar o tema entre colaboradores visando equilibrar a “saúdefinanceira dos mesmos, preparar a saída futura (aposentadoria) e evitar alta rotatividade de bons funcionários em função dessas questões de ordem financeira.

A referida matéria apresenta o depoimento de um funcionário inscrito no programa: “...diz estar curioso para conhecer o que será apresentado. A preocupação com as dívidas nos distrai, por isso, estou ansioso para conhecer as possíveis soluções." A íntegra da matéria está disponível em https://classificados.folha.uol.com.br/empregos/1008650-empresas-ensinam-educacao-financeira-a-funcionarios.shtml.

Na esfera governamental está sendo desenvolvido o projeto nacional de Educação Financeira, uma iniciativa das entidades e dos órgãos integrantes do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiros, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização – COREMEC, respondendo a uma necessidade atual da sociedade. Este comitê é composto por integrantes do Banco Central do Brasil (BACEN), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), mais informações no site https://www.vidaedinheiro.gov.br/.

Na próxima semana apresento mais informações e dicas sobre Educação Financeira e Previdenciária a funcionários.

Compartilhar: