Vida em Condomínio e Educação Financeira – qual é a relação?

Vida em Condomínio e Educação Financeira – qual é a relação?

Caras(os) Leitoras(es),

O que é um condomínio?

Segundo o Art. 1º da LEI Nº 4.591, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1964 condomínio é:

“As edificações ou conjuntos de edificações, de um ou mais pavimentos, construídos sob a forma de unidades isoladas entre si, destinadas a fins residenciais ou não-residenciais, poderão ser alienados, no todo ou em parte, objetivamente considerados, e constituirá, cada unidade, propriedade autônoma sujeita às limitações desta Lei.”

Qual a relação entre “Viver em Condomínio” e Educação Financeira?

Pode soar um pouco estranho, mas sob meu ponto de vista, há uma forte relação.

Atualmente, milhares de pessoas estão vivendo em condomínios, sejam eles de casas, apartamentos, chácaras, para fins comerciais ou mesmo condomínios informais delimitando áreas em determinados bairros. Tais condomínios são instituídos por meio do Instrumento de Instituição de Condomínio, o qual deve ser registrado no cartório de registro de imóveis da jurisdição.

Afinal, como é administrado um condomínio?

Condomínio pode ser administrado pela figura de uma “administradora” (geralmente uma imobiliária ou escritórios de advocacia/contabilidade) ou os próprios condôminos se encarregam da administração.

Mas por que temos que administrar o condomínio?

As pessoas que residem em uma mesma edificação ou conjunto de edificações possuem despesas conjuntas: manutenção das partes comuns (elevadores, escadas, garagens etc.); serviços terceirizados/próprio de vigilância, limpeza e diversos outros compromissos que são rateados entre os moradores.

VEJAM A RELAÇÃO!!! A partir do momento em que precisamos pagar compromissos conjuntos, há necessidade de haver arrecadação de fundos para cumprir tais obrigações e nesse momento entra a EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

As contas de um condomínio assemelham-se a de uma empresa de pequeno porte: funcionários, despesas fixas (água, luz, telefone, impostos etc.), além de despesas eventuais (manutenções das partes comuns, seguros, compra de produtos de limpeza etc.) e como toda empresa, devemos administrar/fiscalizar os compromissos para não elevar, demasiadamente, o rateio entre os condôminos.

Esta é a relação entreVida em Condomínio” e “Educação Financeira”, ou seja, administrar/fiscalizar com eficiência as contas do condomínio pode gerar economia de recursos para todos os condôminos.

Na próxima semana, continuo este assunto trazendo dicas de gerenciamento das contas dos condomínios.

Compartilhar: