Resultados positivos

Resultados positivos

Pontuações dos alunos do Colégio Auxiliadora em vestibulares e no Enem refletem qualidade e eficácia do ensino

omeçar o ano com a aprovação em uma faculdade é o desejo de muitos estudantes que recém concluíram o Ensino Médio. Para formandos do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto, esse sonho já é realidade. A escola comemora os excelentes resultados dos alunos em diferentes universidades do país. Eles se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que possibilita o ingresso no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em vários vestibulares.


Maria Isabella e Renan destacam o tema da redação do Enem e a preparação para enfrentar o cansaço como essenciais

A ex-aluna Maria Isabella Russo fez da rotina de leitura sua principal ferramenta para se dar bem nas provas. “Eu estava sempre lendo jornais e notícias na internet. Procurava por assuntos atuais, do dia a dia, e por aqueles escolhidos em exames anteriores”, ressalta. A disciplina de Ensino Religioso, na grade do Colégio, foi essencial para que ela alcançasse a nota 960 na redação do Enem, que trouxe como tema “Intolerância religiosa na sociedade brasileira”. “Tive que me policiar para não escrever além do que era pedido. Tivemos muito conteúdo nas aulas. Pude desenvolver um bom texto”, conclui a candidata a uma vaga no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Aluno do Auxiliadora desde o minimaternal, Renan Ribeiro Bertoloni foi aprovado em Química, na Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. Para o estudante, grande parte da conquista está nos valores estimulados e nas lições de vida encontrados na escola. Para passar no vestibular, foi fundamental ter foco e determinação. Bertoloni “sacrificou” os primeiros dias das tão esperadas férias para estudar ainda mais e enfrentar a 2ª fase da Fuvest. “Mantive uma boa rotina de estudos em casa. Todos os dias revisava as matérias estudadas. Também treinava o cansaço físico e psicológico”, conta.



Julia Fazolino conquistou o 2º lugar no Curso de Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais. Além da qualidade do ensino do Auxiliadora, que prepara o aluno intelectualmente, também destaca como diferencial o suporte psicológico oferecido pelo corpo docente. “Passar no vestibular traz uma sensação de extremo alívio, uma recompensa pelo esforço de vários anos. O agradecimento é todo aos professores maravilhosos que tive, que sempre incentivaram e acreditaram em meu potencial”, diz. A estudante também agradeceu a acolhida dos educadores no local onde prestou o Enem. “O abraço que recebi me ajudou a manter o foco e a tranquilidade”, completa.
 

Desenvolvendo competências

Renata Delospital, professora de Ensino Religioso, conta que ficou entusiasmada quando viu a proposta da redação do Enem. Sabia que seus alunos dominariam o tema. Segundo ela, a disciplina segue os ensinamentos de Dom Bosco, que deixou como herança aos salesianos o “Sistema Preventivo”, método educativo baseado inteiramente na razão, na religião e na “amorevolezza”, palavra sem tradução na língua portuguesa, que pode ser identificada como “bondade”. “Em sala de aula abordamos todas as religiões. Não há críticas ou extremismos. Ensinamos sobre família, lugares e elementos sagrados, mas, sobretudo, sobre respeito e tolerância ao outro, ao que pensa diferente de nós”, salienta.
Quem também celebrou o bom resultado de Maria Isabella Russo e dos demais estudantes foi a professora de redação Gisele Tarlá. Seu trabalho de desenvolvimento das competências e habilidades do aluno começa ainda no Ensino Fundamental e se intensifica no Ensino Médio. Temas atuais e sociais são pautas frequentemente discutidas em aula. “É na redação que o vestibular consegue ver a linha de raciocínio do candidato, os conhecimentos adquiridos durante a formação educacional. Se ele tiver um bom repertório, de ideias e técnicas, será capaz de demonstrar bons argumentos, construir propostas de intervenção e não ferir os direitos humanos, que são os principais requisitos do Enem”, explica a professora.


Renata, Padre Pitico e Gisele estão orgulhosos pelas conquistas dos estudantes

Para completar a formação integral dos alunos, focando em suas dimensões cognitiva, física, psíquica e espiritual, e garantir que eles estejam preparados para novas etapas da vida, o Colégio Auxiliadora aposta na disciplina de Filosofia, ministrada, entre outros, pelo padre Antonio Élcio de Souza, conhecido entre os estudantes como padre Pitico. Segundo ele, essa área do conhecimento leva ao estudante a oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico. “A palavra-chave é reflexão. A disciplina é um referencial para os vestibulares, pois expande o pensamento, questiona os elementos da sociedade, se desvincula do senso comum e ajuda na evolução de si mesmo”, conclui Souza.


Colégio Auxiliadora
Rua Duque de Caxias, 927
Tel.: (16) 4009.9999
www.auxiliadora.com.br

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