Ribeirãopretano cria app para cálculo de bebidas

Ribeirãopretano cria app para cálculo de bebidas

Desenvolvedor conta que tem mais dois projetos para lançar

Chega o fim de semana e a cena se repete com muitas pessoas. O celular toca e é aquele amigo convidando para um churrasco à beira da piscina. A condição para participar da reunião é sempre: “traga o que for beber”.

Após se preparar para a festa, é necessário comprar as bebidas. Chegando ao supermercado é preciso escolher, dentre as suas marcas de preferência, se levará a versão de garrafa – de 600 mililitros ou 1 litro –, long neck 355 mililitros, lata de 473 ou 350 mililitros. 

Com tantas opções, a melhor escolha nem sempre é a mais em conta e a sua festa acaba ficando alguns reais mais cara.

Motivado pela onda dos apps e pensando em facilitar este momento de dúvida durante a compra de bebidas pra o bom e velho “churras”, o ribeirãopretano Matheus Felipe Piscioneri desenvolveu a Calculadora de Bebida – citado pela revista Info entre os “9 apps para usar em festas e baladas” e “Os 10 apps mais legais da semana”.

A ideia de desenvolver o app, conta Piscioneri, surgiu em maio deste ano, pela necessidade de estar em um supermercado ou restaurante e descobrir qual tamanho do vasilhame (do mesmo produto) era mais econômico. “As diversas marcas de cerveja e refrigerante possuem mais de um tamanho, daí vem a dúvida de qual compensa mais”, explica. 

Além de calcular a melhor opção de bebida, o aplicativo também possui a função contador, que ajuda o usuário na quantidade de bebidas que está consumindo em um bar ou restaurante. Com esta opção, além do número de bebidas consumidas, devem ser informados o valor da bebida, o número de pessoas que irão dividir a conta e até a porcentagem do garçom. Com isso, o aplicativo calcula o total da conta para o usuário, mostra quanto desse total irá para o garçom e ainda informa o valor que cada pessoa deverá pagar.

Formado em Ciências da Computação pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Piscioneri revela que a maior dificuldade foi criar um layout interessante com cores que combinassem e que não fugissem do padrão do Android, único sistema em que a calculadora está disponível.

“Na minha opinião, para o app ser legal e bem aceito pelos usuários ele precisa ser útil em algum aspecto na vida do usuário, precisa ser de fácil utilização e ter uma interface elegante e agradável”, diz.

Atualização

Após a publicação do aplicativo, Matheus realizou uma atualização em seus itens. Ao longo dos três primeiros meses que o aplicativo estava publicado, através do feedback dos usuários, o desenvolvedor lançou uma atualização: como inserção de opções personalizadas do vasilhame, melhora na apresentação do resultado e aprimoramento no contador.

A próxima atualização prevista para o app, revela Matheus, terá efeito no compartilhamento do resultado obtido. Os usuários poderão compartilhar em suas redes sociais qual foi o resultado e qual é o estabelecimento que foi realizado o cálculo. 

Novos projetos

Matheus Piscioneri revela que no momento está desenvolvendo mais dois projetos: o primeiro segue a linha do app Calculadora de Bebida. “Será um site onde o usuário poderá pesquisar e comparar os preços de diversos tipos e marcas de cerveja simultaneamente em vários sites de venda. Contará ainda com dicas de harmonização da cerveja que está pesquisando. Dessa forma, o usuário terá em um único local a visualização dos melhores preços opções de harmonização”.

O segundo projeto consiste em um aplicativo Android com o intuito de obter o feedback dos usuários de transporte aéreo. “Com esses feedbacks será possível alimentar um banco de dados que aplicando técnicas de datamining tornará possível mensurar a qualidade dos serviços aéreos”, conclui.

Baixe o app: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mxczpiscioneri.calculadoradebebida


Revide on-line
Bruno Silva
Foto: Divulgação

* Publicado em 21/11/2014
 

Compartilhar: