Após sete anos fechado, Museu da Aviação deve ser reaberto em maio
Além de aeronaves, o Museu conta com itens que contam a história da aviação

Após sete anos fechado, Museu da Aviação deve ser reaberto em maio

Localizado em São Carlos, o museu conta com o maior acervo particular do mundo no segmento

Depois de sete anos fechado o Museu Asas de um Sonho, conhecido também como Museu da Tam, em São Carlos, deve voltar a abrir as portas ao público. Foi assinado nesta quarta-feira, 1, um protocolo de intenções entre o prefeito do município, Airton Garcia e o presidente da Associação Asas de um sonho, João Amaro, para a reabertura do espaço. 

 

Considerado o maior da América Latina no segmento de aviação, e o maior acervo particular do mundo, o Museu foi aberto ao público em novembro de 2006, fechou em 2008 para reforma, reinaugurou em 2010 e encerrou novamente as atividades em 29 de janeiro de 2016.

 

Em 2022, o empresário João Amaro iniciou os trabalhos para viabilizar a reabertura do espaço. O então diretor de Turismo, Luís Antônio Garmendia, hoje secretário adjunto do Trabalho, Emprego e Renda, soube da intenção e procurou o empresário. “Consultei o prefeito se poderíamos apoiar o comandante João Amaro, e recebi o sinal verde para começarmos o trabalho”, explicou Garmendia.

 

Inaugurado em 2010, o museu contava com um acervo de 90 aeronaves, além da reserva técnica, assim como diversos itens que retratam a história da aviação no Brasil e no mundo. Desde então, mesmo fechado, o Museu continuou a receber doações, e hoje são mais de 100 aeronaves.

 

Até maio o espaço deve ser aberto para visitação pública aos finais de semana com agendamento, com entrada gratuita. 

 

Entre as aeronaves do Museu estão os icônicos Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair, Republic P-47 Thunderbolt, Messerschmitt Bf 109, MiG -21, Dassault Mirage III, Lockheed Constellation e Fokker 100.  O investimento por parte da Prefeitura de São Carlos para a manutenção do Museu deve ser de aproximadamente R$ 700 mil por ano.

 

Com: Assessoria/Prefeitura de São Carlos


Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar: