Brodowski sedia 'Oficinas Andantes' neste sábado, 30

Brodowski sedia 'Oficinas Andantes' neste sábado, 30

Ação do Museu Casa de Portinari leva arte, cultura e lazer para os bairros do município

Neste sábado, 30, começa a edição 2016 das "Oficinas Andantes" do Museu Casa de Portinari, na Vila Cristal, em Brodowski. A atividade, promovida pela instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari, visitará os bairros da cidade ao longo do ano. No primeiro semestre deste ano serão contemplados a Vila Cristal, o Parque do Sabiá, a Vila Nossa Senhora das Graças e os conjuntos habitacionais São Judas Tadeu (Cohab 3), Roberto Fabbri (CDHU) e Luzia Grandiziolli Girardi.

A programação acontece aos sábados, das 10h às 15h, com ações culturais e recreativas para públicos de todas as idades. Serão oficinas variadas, entre elas canto, com auxilio de um karaokê para explorar temas da música popular brasileira, dança de roda e ritmos regionais. Além de pintura e desenho, com a produção de trabalhos coletivos e individuais – com tinta e lápis – e brinquedos antigos como diabolô, dama, pula corda, dominó, trilha, xadrez, pião, bilboquê, amarelinha e bolinhas de gude, jogos pedagógicos que remetem às brincadeiras esquecidas, mas que estiveram presentes na vida e na obra de Cândido Portinari.

O público também terá a oportunidade de participar de montagens teatrais com representações, performances e figurinos para caracterização, além de estátua viva com personagens e abordagens diferentes a cada edição. A programação ainda inclui a exposição “Portinari: Vida e Obra” .

De acordo com a gerente do Museu a ação foi criada para ampliar e consolidar o papel da instituição por meio do desenvolvimento de ações de inclusão social. "Buscamos oportunizar o patrimônio cultural que o Museu representa para um público residente em periferias, bairros afastados e àqueles que estão impossibilitados de usufruir das atividades de formação e entretenimento que a instituição oferece. Além de proporcionar momentos de convívio social ao redor de um eixo cultural, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do senso crítico e exercício da cidadania", destaca.

Serviço
"Oficinas Andantes"
Data: 30/1/2016 (sábado)
Local: rua João Carlos de Aguiar, bairro Vila Cristal - Brodowski/SP
Horário: das 10h às 15h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Foto: Rubens Chiri

Compartilhar: