Alunos de Audiovisual desenvolvem campanha para rádio comunitária

Alunos de Audiovisual desenvolvem campanha para rádio comunitária

Por uma vida mais humana conta com 38 spots educativos voltados à responsabilidade social, como direitos humanos e meio ambiente

Com a proposta de contribuir com informações necessárias à sociedade, os alunos de Produção Audiovisual do Centro Universitário Barão de Mauá criaram a campanha radiofônica Por uma vida mais humana, que consiste em 38 spots educativos voltados à responsabilidade social,o respeito à diversidade étnica/racial, a defesa do meio ambiente e a divulgação dos direitos humanos.

O trabalho faz parte das atividades propostas na disciplina “Trilha Sonora”, ministrada pela professora Luciene Belleboni. Segundo ela, esta atividade de sala de aula fez com que os alunos desempenhem funções pertinentes à pré, produção e pós-produção em áudio. Os alunos, divididos em equipes de produção, elaboram o roteiro, gravam locuções, músicas, criam a paisagem sonora e trabalham no processo de edição do áudio. Além disto, contribuem com a programação de uma rádio comunitária. 



Os spots rotativos foram gravados para a Rádio Comunitária Cajuru FM (87,9), que é mantida pela Associação Boca da Mata de Apoio a Comunidade constituída por membros da APAE da cidade, e por critérios de seleção por ser um município pequeno, próxima à zona rural necessitava de determinadas informações para o público ouvinte.

Atingindo 20 km ao seu redor, a rádio tem programação 24h com programas gravados e ao vivo e os spots são intercalados durante a lista de programas.

Ainda de acordo com a professora, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de não deixar arquivado em bancos de dados, mas divulgar o produto produzido pelos alunos.

“Além de materializar os conteúdos previstos na disciplina, essa campanha contribui com a programação de uma rádio comunitária, que apresenta características distintas de uma emissora comercial,” comenta.


Incentivo

O aluno Guilherme Medeiros, conta que o processo de criação foi bem livre, pois os alunos conversavam sobre o assunto para improvisar e criar uma história e gerar uma autorreflexão. “Pequenos detalhes e mensagens podem ajudar a preservar o meio ambiente. Espero que os ouvintes possam refletir sobre o assunto”, destaca.

Voltado também para direitos humanos, a estudante Ana Carolina Betarello afirma que a campanha é para que as pessoas entendam que elas não podem agir de certa maneira com o próximo.  “Principalmente não devem deixar que outras pessoas façam com elas coisas que privam seus direitos, como não receber salário corretamente, apanhar da esposa ou esposo, entre outros,” disse. Ela destacou ainda que são situações comuns na realidade, porém não têm a importância que deveriam ter.

Para o técnico do laboratório de rádio, André Luiz Souza, mais conhecido como Bodão, o que diferencia deste trabalho é o empenho e divulgação que os alunos lidaram com a campanha. “O empenho dos alunos é incrível. Eles buscaram criatividade e fizeram o melhor para o ouvinte poder sentir a emoção dos spots,” relata.

Além das gravações dos spots que apresentam a duração de aproximadamente 30 segundos cada um, foi dada a oportunidade para os cantores do Curso. Vários deles regravaram algumas músicas que, foram  selecionadas de acordo com o tema proposto. Esta foi uma outra maneira de abordar os temas e de veicular a proposta da Campanha Por uma Vida Mais Humana. 

Revide On-line
Laura Scarpelini
Fotos: Divulgação 

Compartilhar: