Campos Elíseos é líder em roubos em Ribeirão Preto, diz levantamento
Em entrevista concedida ao Portal Revide, a PM esclareceu detalhes sobre o patrulhamento na região

Campos Elíseos é líder em roubos em Ribeirão Preto, diz levantamento

Segundo dados apurados pelo Portal Revide, o Centro e o Jardim Paulista seguem na segunda e terceira colocação, respectivamente

Em levantamento não oficial realizado pelo Portal Revide, segundo as reportagens produzidas a partir de Boletins de Ocorrência e publicadas no site, o bairro Campos Elíseos, na Zona Norte de Ribeirão Preto, foi a região com o maior índice de crimes ligados ao roubo no primeiro semestre de 2017. Ao todo, foram 65 ocorrências naquela região. O Centro e o Jardim Paulista, na Zona Leste, vêm em seguida.

Procurada pela equipe de reportagem do Portal Revide, a Polícia Militar, por meio do Major da PM Tasso, disse que a Polícia Militar do Estado de São Paulo é um órgão comprometido com o cidadão, na busca de empregar o policiamento nas ruas, com o objetivo de aumentar a sensação de segurança da população, principalmente para a prevenção no combate a furtos e roubos.

Questionada sobre a prioridade em relação aos Campos Elíseos, por se tratar de um dos maiores do município, Tasso falou que as prioridades de patrulhamento são constantemente revisadas para que a corporação seja mais atuante na prevenção e repressão imediata do crime. 

Segundo a PM, apenas em julho e agosto deste ano, 54 pessoas foram presas em flagrante no bairro em questão. “Por outro lado, é relevante salientar que o bairro Campos Elíseos é, atualmente, um dos maiores bairros em extensão territorial e populacional na cidade de Ribeirão Preto. A região conta, ainda, com características diferenciadas que o tornam mais complexo em relação à segurança pública, já que há um centro comercial, faculdades, área residencial, área bancária, cemitério, entre outros”.

O militar afirma que não há diferença de policiamento entre bairros. “Aplicamos o mesmo policiamento em todos os bairros, variando somente com relação ao índice populacional, que é o caso do bairro Campos Elíseos. Cabe esclarecer que a PM tem reforçado o Policiamento Preventivo Ostensivo Fardado em Ribeirão Preto, consequentemente no bairro, com Efetivo Policial da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM), que se soma ao efetivo de Policiais Militares que já estão de serviço na jornada ordinária”, finaliza.

Centro

O Capitão da Polícia Militar, Capitão Paulo Henrique, um dos responsáveis pelo comando de policiamento do Centro, diz que mesmo o local tendo altos índices de crime, os dados ainda são favoráveis.

“A Secretaria de Segurança Pública divulgou no dia 21 deste mês os indicadores criminais do Estado de São Paulo. De forma positiva, o Centro de Ribeirão Preto teve, em julho, o menor número de roubos em um mês desde dezembro de 2012. No ano, os roubos são os menores desde 2010”, afirma o capitão.

Segundo ele, os furtos e furtos de veículos são os menores dos últimos 15 anos. “Tais números refletem a importância do projeto olhos de águia, parceria de 10 anos entre a PM, Acirp e Prefeitura Municipal”, finaliza.                       


Foto: Divulgação

Compartilhar: