Crescem furtos de fios de semáforos em Ribeirão Preto
Crescem furtos de fios de semáforos em Ribeirão Preto

Crescem furtos de fios de semáforos em Ribeirão Preto

MP e a PM realizaram reunião com representantes da prefeitura para combater o furto e a receptação

O número de ocorrências de furtos de fios semafóricos em Ribeirão Preto cresceu no início deste ano. De acordo com a Transerp (empresa que gerencia o transporte no município), neste ano, a média diária de ocorrências é de 0,83 casos, resultando em um prejuízo estimado de R$ 36.800,00. No total, foram 75 furtos (o equivalente a 4.615 metros de cabos) entre o dia 1 de janeiro e 31 de março. Em 2016, no mesmo período, o total foi de 72. Já em 2015, foram 36.

Os horários com maior registro de furto são entre 0h e 3h da madrugada. A Transerp orienta os motoristas ou pedestres que verificarem alguma suspeita de furto cabos de semáforos ligarem para a Polícia Militar no 190.

Força-tarefa

Na sexta-feira, dia 31 de março, o Ministério Público e a Polícia Militar realizaram uma reunião com representantes da prefeitura de Ribeirão Preto para combater o furto e a receptação de cabos da fiação elétrica e semafórica do município.

A operação contou com o apoio da Transerp (reconhecendo a fiação furtada dos semáforos), Daerp (avaliando as ligações clandestinas de água), Secretária Municipal de Saúde (detectando os focos da Dengue e animais peçonhentos), Fiscalização Geral (analisando os alvarás dos estabelecimentos) e a Guarda Civil Municipal (no apoio à PM).

Ainda participaram da operação funcionários e fiscais da Vivo Telefônica, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Cetesb e CPFL. Também estiveram presentes os promotores do Ministério Público Estadual Naul Luiz Felca e Edward Ferreira Filho (Habitação e Urbanismo).

Quatro estabelecimentos foram lacrados pela Fiscalização Geral devido à constatação de irregularidades como ligações ilegais de energia elétrica e furto de água. Além disso, nos locais foram encontrados focos da de criadouros do mosquito Aedes aegypti, pela Secretaria da Saúde. Ambas as ligações clandestinas foram interrompidas pelo Daerp e CPFL.

Os depósitos vistoriados ficam localizados nas ruas Guiana Francesa e México, no bairro Vila Mariana, e na Silveira Martins, nos Campos Elíseos (próximo ao Parque Industrial Tanquinho).

A ação foi realizada após constantes furtos de cabos de semáforos, principalmente nos bairros Campos Elíseos, Vila Virgínia, Ipiranga e imediações do Jd. Paiva.


Foto: Carlos Natal

Compartilhar: