Estado vai privatizar Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto
João Doria esteve em Barretos, onde autorizou início de estudos para privatização do aeroporto daquele município

Estado vai privatizar Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto

O governador João Doria anunciou que os 20 aeroportos administrados pelo Daesp serão concedidos para iniciativa privada

O Aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto será ser privatizado, de acordo com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Ele anunciou na terça-feira, 8, que os 20 aeroportos administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) serão concedidos para a iniciativa privada. 

João Doria esteve em Barretos, na terça-feira, em sua primeira agenda como governador no interior do estado. Na ocasião, ele autorizou também a inclusão do aeroporto da cidade nos estudos para a privatização, sobre sua viabilidade técnica e econômica.

“Temos 20 aeroportos que serão repassados à iniciativa privada em regime de concessão. Já orientamos a equipe para preparar a concessão de todos os aeroportos, dentre os quais está o de Barretos”, destaca o governador. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, os projetos para a privatização dos aeroportos serão desenvolvidos pela Agência Reguladora de Transportes (Artesp) e pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

“Teremos uma reunião com todos os presidentes das companhias aéreas brasileiras e o presidente da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] para planejar esse programa, que será desenvolvido em quatro anos. Não é um fato instantâneo e faremos com planejamento”, completou o governador.

Atualmente, cinco aeroportos do Estado de São Paulo, que anteriormente eram administrados pelo Daesp, estão concedido para a iniciativa privada, como é o caso dos aeroportos de Bragança Paulista, Campinas, Itanhaém, Jundiaí e Ubatuba.

Nogueira se reúne com representante do Daesp

Nesta quarta-feira, 9, está programada para às 15h, um encontro do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB) com o administrador regional do Daesp em Ribeirão Preto, Álvaro  Cardoso Júnior, no Palácio Rio Branco, conforme a agenda do Executivo. A pauta do encontro não foi divulgada.

Movimentação

O Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes ocupa o primeiro lugar em movimentação de passageiros entre os 20 aeroportos administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). Em 2017, passaram por seus terminais 867.544 mil passageiros. Já em 2018, de janeiro a novembro, o aeroporto recebeu 803.708 usuários de várias cidades do País.

Segundo o Daesp, o Leite Lopes é vital para atender à demanda de Ribeirão Preto, formada por usuários dos setores médico (universidades e hospitais), agroindústria, além de executivos e empresários de multinacionais. Entre as cidades atendidas pelo aeroporto estão Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campinas e Recife. Operam no local as companhias aéreas LATAM, Gol, Azul e Passaredo.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: