Famílias carentes ocupam 70 áreas irregulares em Ribeirão, aponta estudo
Famílias carentes ocupam 70 áreas irregulares em Ribeirão, aponta estudo

Famílias carentes ocupam 70 áreas irregulares em Ribeirão, aponta estudo

Cohab apresentou diagnóstico para o poder Executivo em reunião na última semana

A Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto (Cohab), apresentou, na última semana, um diagnóstico das áreas ocupadas irregularmente na cidade.

A reunião, que aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Rio Branco, contou com a presença do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e todo o seu secretariado.

O diagnóstico, elaborado pelo presidente da Cohab de Ribeirão Preto, Edsom Ortega Marques, revelou que cerca de 70 áreas particulares foram ocupadas irregularmente por famílias carentes no município.

“O intuito foi apresentar ao prefeito e aos secretários de governo um diagnóstico de toda situação das favelas das áreas ocupadas irregularmente na cidade para avaliarmos um plano de ação, levando em conta o que a legislação diz sobre a invasão em áreas municipais, estaduais e federais”, disse Ortega.

As famílias irão para um local com infraestrutura, que o programa de habitação oferece, mas muitas delas acabam retornando às áreas invadidas.

Executivo

Durante a discussão, Nogueira solicitou que o problema fosse levado ao encontro preparatório para reunião nacional de prefeitos que acontecerá em Brasília no mês de abril. “Devemos propor esta tratativa para que os municípios do porte de Ribeirão Preto possam encabeçar essa ideia”, disse o prefeito.

“Vamos implantar dois conselhos, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura e o Conselho de Desenvolvimento Social. Vamos levar esta discussão junto à sociedade civil, OAB, Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto entre outros agentes. Esse desafio de encontrar um caminho para coibir estes problemas e como nos preparar para evitar a instalação destas situações no futuro”, completou Duarte Nogueira.


Foto: Arquivo Revide/ Prefeitura

Compartilhar: