Fórum em Ribeirão Preto discute a adoção

Fórum em Ribeirão Preto discute a adoção

Encontro que acontece na Câmara Municipal reunirá Juízes, pais adotivos e especialistas de todo Brasil para discutir o acolhimento de crianças e adolescentes

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto recebe, neste sábado, dia 30,  das 8h às 17h, a 2ª edição do Fórum Ribeirão pela Adoção, promovido pelo Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção de Ribeirão Preto – “Crescendo em Família” (Gaiarp). O evento reunirá importantes especialistas do setor, entre juízes, pais que adotaram e profissionais do campo do Serviço Social, Direito e da Psicologia. 

Eles abordarão, entre outros assuntos, a nova organização dos serviços de acolhimento (como a Família Acolhedora), o cadastro nacional e questões sobre o apadrinhamento afetivo – em seus complexos e distintos aspectos. A atividade também trará depoimentos de famílias acolhedoras e adotivas.

“Já tivemos retornos bastante positivos de pessoas que, realmente, se interessam pelas causas da adoção e do apadrinhamento afetivo. Será uma ótima oportunidade para discutirmos o desafio que é construir uma rede que defenda o direito da criança e do adolescente de crescer em uma família”, afirma Anamaria Caviola, presidente do Gaiarp. A entidade espera receber cerca de 250 participantes.

As inscrições para o 2º Fórum Ribeirão pela Adoção são gratuitas e podem ser feitas por e-mails ou site do Crescendo em Família (veja endereços abaixo). Haverá estacionamento no local. Será fornecido certificado de participação. 

Programação

Anamaria Caviola abrirá o encontro, seguida por Alexandre Gonzaga Baptista dos Santos, juiz da Infância e Juventude e juiz-diretor da Comarca de Jaboticabal (SP). Ele falará sobre o “Reordenamento dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes”.

Os outros palestrantes são: Hália Pauliv de Souza, de Curitiba (PR), mãe e avó por adoção, escritora e fundadora do grupo de apoio “Adoção Consciente”; Maria da Penha, psicóloga, especialista em Transtornos Psicopatológicos da Criança e do Adolescente e supervisora Técnica do projeto Novos Vínculos; Gustavo Muller, juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo e juiz da Infância e Juventude da Comarca de Pitangueiras (SP); e Sávio Renato Bittencourt Soares Silva, promotor de Justiça de Niterói (RJ) e fundador do Grupo de Apoio à Adoção “Quintal da Casa de Ana”.

O evento será encerrado com depoimento de uma família adotiva.

Inscrições pelos e-mails
[email protected]
[email protected]
Ou site
Crescendo em Família

Mais informações pelo telefone (16) 3019-2084

Revide On-line
Fotos e vídeo: Marcello Casal/ABr/Divulgação e Arquivo Revide

Compartilhar: