Incêndio em barracão da Copercana foi extinto durante a madrugada

Incêndio em barracão da Copercana foi extinto durante a madrugada

Foram cinco dias de trabalhos do Corpo de Bombeiros; Fogo começou no domingo, 31

Acabou o incêndio no galpão de armazenamento de amendoim da Copercana, em Sertãozinho, que começou na noite do último domingo, 31. Segundo a equipe técnica da cooperativa, o incêndio foi totalmente extinto às 18h30 desta quinta-feira, 4, e a retirada do material foi finalizada às 1h30 desta sexta-feira, 5.

Mesmo assim, os homens do Corpo de Bombeiros permaneceram no local para que fosse realizada uma vistoria final e dada a ordem de retirada até a manhã desta sexta-feira.

O técnico ambiental da Cetesb, Sebastião Bonádio, disse que os trabalhos estão dentro das perspectivas, mas que eles vão continuar acompanhando as ações da cooperativa para garantir que todos os efluentes do incêndio sejam retirados e armazenados em locais adequados.

“A empresa vai escolher um local para depositar esses efluentes sem causar danos ao meio ambiente. E nós vamos acompanhar esse trabalho para que tudo ocorra de forma adequada”, afirmou Bonádio.

Com a orientação da Cetesb, a Copercana construiu barreiras para que o óleo e a água não atingissem áreas de terceiros e o solo fosse protegido.

Leia mais
Incêndio atinge galpão da Copercana em Sertãozinho
Bombeiros desmontarão estrutura onde ocorre incêndio em Sertãozinho
Bombeiros iniciam desmontagem de cobertura de galpão em Sertãozinho
Continua combate a incêndio em galpão da Copercana
Incêndio na Copercana pode ser extinto nesta sexta-feira

No total, cerca de 4 milhões de litros de água foram usados para acabar com as chamas, sendo que grande parte dessa água foi vaporizada no próprio combate ao incêndio (torno de 90% se transformou em vapor).

A Cetesb trabalhou em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e com a cooperativa. “A equipe da Copercana trabalhou 24 horas, contribuindo com os bombeiros. Contamos com a solidariedade das empresas e usinas, nossos parceiros, que enviaram caminhões pipas para nos ajudar no combate ao fogo. Graças a Deus ninguém ficou ferido e isso é o mais importante”, enfatizou o diretor da Copercana, Pedro Esrael Bighetti, ressaltando que o prejuízo não atingirá os cooperados.  

A capacidade de armazenagem de amendoim da UNAME é de 1 milhão de sacas de 25 Kg, divididos em diversos barracões. A capacidade do barracão que pegou fogo é de 250 mil sacas de 25 kg (6,25 mil toneladas). Todo o estoque deste barracão foi atingido.

Segundo o gerente da UNAME, Augusto César Strini Paixão, o barracão que pegou fogo estava com 10% da produção total que a Copercana recebe da safra de amendoim. “Vamos receber mais de 2 milhões de sacas de 25 Kg. O barracão que pegou fogo, tinha 10% dessa produção”, disse Paixão.

Revide Online
Fotos: Ibraim Leão e divulgação

Compartilhar: