Polícia confirma uma morte em desmoronamento em Altinópolis

Polícia confirma uma morte em desmoronamento em Altinópolis

Vítima era uma bombeira civil; oito seguem soterrados e cinco já foram resgatados

A Polícia Militar confirmou um óbito no desmoronamento na gruta Duas Bocas, em Altinópolis, neste domingo, 31. A vítima é uma mulher que não teve a identidade revela. Outras oito pessoas seguem soterradas.

Até o momento, cinco pessoas foram retiradas com vida e encaminhadas para hospitais da região. Segundo nota divulgada às 12h19 pela Prefeitura de Altinópolis, duas pessoas que foram encaminhadas com ferimentos para o Hospital Misericórdia de Altinópolis já receberam alta. 

Ao todo 75 bombeiros e 20 viaturas participam do resgate.

O caso

O teto da Gruta Duas Bocas, no município de Altinópolis desabou deixando ao menos 12 bombeiros civis soterrados, neste domingo, 31. O local é próximo à gruta e à cachoeira Itambé, pontos turísticos famosos da cidade. 

A Gruta Duas Bocas fica em um propriedade particular e foi usada pelos Bombeiros Civis para a realização de um treinamento. Ao todo, 26 pessoas participavam da ação. O treinamento teve início na tarde do sábado, 30, e o grupo acamparia no local. O acidente ocorreu na madrugada de domingo, a Defesa Civil foi acionada por volta das 3h.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Prefeitura de Altinópolis estão no local para a realização do resgate. "Fica aqui nossa esperança para que possamos resgatar com vida, todos os envolvidos", declarou a Prefeitura em nota.

"O grupo ou o proprietário da fazenda não realizaram qualquer contato prévio com a Prefeitura Municipal para informar acerca das atividades que seriam realizadas.  A defesa civil, neste momento, está atuando junto com os bombeiros e com o apoio da Prefeitura Municipal nas ações de socorro", informou a Defesa Civil.

O local é de difícil acesso para os veículos de resgate. As equipes de resgate utilizam escoras para evitar novos desmoronamentos. Ao todo estão empenhadas quatro viaturas, 15 bombeiros com apoio do SAMU, policiamento e o helicóptero Águia.

Apoio estadual

O Governo do Estado de São Paulo montou uma força-tarefa para resgatar as pessoas que ficaram presas na gruta. Desde o início da madrugada, quatro equipes do Corpo de Bombeiros trabalham no atendimento e salvamento das vítimas. Um grupo de especialistas em resgate, acompanhado por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), decolou em um King Air da PM às 11h30 do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, rumo ao município para reforçar o trabalho. 

Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) do Corpo de Bombeiros também estão a caminho do local para auxiliar nas buscas. Dois helicópteros Águia estão disponíveis para apoiar as ações das equipes, que contam com o reforço do policiamento territorial. Até o momento, cinco vítimas foram socorridas aos serviços médicos da região.

Leia mais

Governo estadual envia equipes de resgate a Altinópolis

Gruta desaba e soterra Bombeiros em Altinópolis


Foto: Secretaria de Segurança Pública de SP

Compartilhar: