Prefeitura abre licitação para contratar consultoria para criação de plano cicloviário

Prefeitura abre licitação para contratar consultoria para criação de plano cicloviário

Ribeirão conta com 42 km de ciclovias, sendo 23 km criados pelo programa Ribeirão Mobilidade; ideia é ampliar a rede para toda a cidade

A Prefeitura de Ribeirão Preto deu, nesta semana, o primeiro passo para a criação de um plano cicloviário cuja meta é garantir ciclovias e condições de trânsito para ciclistas em toda a cidade.

 

Atualmente, existe 42 km de ciclovias por Ribeirão. Outros 2 km ainda serão criados juntamente com as últimas obras viárias que integram o programa.

 

“Cidade de clima tropical, com poucas chuvas, bastante plana. E uma população que já incorporou naturalmente o uso da bicicleta em seu cotidiano, sobretudo em momentos de lazer. Temos, portanto, o cenário ideal para promover esta prática como modal de transporte e não apenas recreativamente, já que se trata de algo de tanta importância para a saúde física da população e para o meio ambiente”, explicou o prefeito Duarte Nogueira.

 

O objetivo do plano que começa a ser colocado em prática com o Termo de Referência publicado no Diário Oficial de Ribeirão Preto na última segunda-feira, 3 de abril, é contratar uma empresa ou consórcio de empresas de consultoria com expertise no planejamento cicloviário. E, a partir daí, elaborar o Plano Cicloviário Municipal de Ribeirão Preto.

 

Este plano deverá considerar, como horizonte temporal, a projeção até 2040. Quanto à abrangência física, considera todo o território municipal com especial atenção à área urbana. Do ponto de vista institucional, o plano deve abranger os aspectos pertinentes à regulação legal, à estruturação administrativa, à proposição de políticas e ações de caráter promocional, educacional e de viabilização econômico-financeira.

 

Na elaboração do plano, a empresa vencedora deverá apresentar um diagnóstico a partir das características e condições físicas, econômicas, técnicas, normativas e funcionais da cidade, em relação às áreas que receberão as intervenções. Também deverá realizar as estimativas de cálculo de demanda e as análises correspondentes ao projeto e estabelecer as características técnicas de desenho e estruturação para a rede cicloviária, entre outros aspectos.

 

Contexto

 

A Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU (Lei Federal nº 12.587/2012) estabelece que o planejamento municipal garanta a prioridade aos modos ativos e coletivos de transporte. Dessa forma, torna-se essencial prover infraestrutura urbana adequada para a circulação de pedestres e ciclistas, com garantia à sua plena acessibilidade.

 

Pesquisa

 

Em Ribeirão Preto, a Pesquisa Origem-Destino, realizada em 2011, aponta uma predominância de viagens realizadas pelos modos individuais motorizados de transporte (52%), ao mesmo tempo que os modos ativos não passam dos 25% das viagens realizadas (das quais apenas 3% corresponde à bicicleta), enquanto o transporte coletivo representa 18% desse total.

 

“Tal condição leva à necessidade de uma ação emergencial em favor de uma mobilidade urbana dedicada às pessoas e não mais aos veículos, buscando soluções para humanizar a cidade e tornar o espaço público mais atrativo, seguro e confortável para a população”, ressaltou o prefeito.


Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

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