Reunião da RMRP discute problemas municipais

Reunião da RMRP discute problemas municipais

Ao todo, 24 cidades da região foram representadas no terceiro encontro entre os municípios; 10 estavam ausentes

A 3ª reunião da Região Metropolitana de Ribeirão Preto aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30, na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP). Ao todo, 34 cidades fazem parte do aglomerado - 11 prefeitos titulares, três vice-presidentes e 10 representantes de municípios estavam presentes. As outras 10 não compareceram ao encontro.

O prefeito de Ribeirão, Duarte Nogueira (PSDB), presidiu a reunião, ao lado de João Carlos de Souza Meirelles, Secretário de Energia e Mineração do Governo do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, Subsecretário de Assuntos Metropolitanos e Luiz José Pedretti, presidente da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano). Também estavam presentes os deputados estaduais Welson Gasparini (PSDB) e Rafael Silva (PDT), além de diversos secretários municipais.

“Queremos elevar o patamar de desenvolvimento dessa região, realizar uma maior inserção dos municípios para que todos tenham benefícios”, disse João Carlos, secretário do Governo do Estado, citando os expressivos números que São Paulo possui não só no país, mas também na América Latina.

A iluminação pública foi um dos principais temas discutidos durante a reunião. “Existem vários municípios que pensam em conceder seus pontos de luz para substituir por lâmpadas LED e sensores mais inteligentes, com o advento da tecnologia”, afirmou Nogueira, dizendo que há apoio do Conselho Parlamentar Metropolitano, das secretarias municipais e da Emplasa para oferecer modelos novos de iluminação.

Lixo e esgoto também foram assuntos debatidos entre os representantes. O prefeito disse que a meta para Ribeirão Preto é ter 100% do esgoto coletado e tratado na cidade até janeiro de 2019. “Temos sim condições de vislumbrar algum diferencial para a região, como uma PPP do Lixo ou algo parecido”, acrescentou Nogueira, citando uma possível Parceria Público-Privada para resolver o problema do acúmulo de resíduos sólidos urbanos.

Transporte urbano e abrigos regionais foram outros temas lembrados. Houve também uma votação para que fosse escolhida a logomarca da Região Metropolitana. A imagem vencedora destaca o Museu Casa de Portinari de Brodowski e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, com diferentes prédios no plano de fundo.

O ex-prefeito da cidade e atual deputado estadual Welson Gasparini enfatizou a importância da união dos municípios em tempos de crise econômica e política. “Esqueçam suas divergências partidárias e se unam para tornar nossa região mais forte”, afirmou Gasparini.

“Quanto mais organizados somos, mais chances temos de diminuir nossas desigualdades”, concluiu Nogueira, se dirigindo aos prefeitos dos municípios presentes no local.

A próxima reunião dos representantes está marcada para a última semana de agosto. O prefeito Duarte Nogueira pretende trazer o presidente da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) e o Secretário do Meio Ambiente, para que os temas sejam debatidos com maior enfoque.


Foto: Pedro Grossi

Compartilhar: