Ribeirão Preto é a cidade que possui mais clientes com contas em atraso na CPFL

Ribeirão Preto é a cidade que possui mais clientes com contas em atraso na CPFL

A companhia realiza quase 130 mil ações de cobrança no município mensalmente, que totalizam uma inadimplência de R$ 18 milhões

Um levantamento da CPFL Paulista aponta que Ribeirão Preto é a cidade na sua área de atuação com o maior número de clientes inadimplentes. A empresa realiza quase 130 mil ações de cobrança nas 309 mil unidades consumidoras do município que totalizam uma inadimplência de aproximadamente R$ 18 milhões.

Os dados vão ao encontro dos números divulgados pela Serasa neste mês de junho. O número de inadimplentes no Brasil bateu um novo recorde em abril de 2019: são 63,2 milhões de pessoas. Ou seja, 40,4% da população adulta do país tem dívidas atrasadas e negativadas. De acordo com os resultados revelados, o crescimento da inadimplência do consumidor em abril de 2019, comparado com o mesmo mês de 2018, foi puxado por dívidas não pagas com contas de água, energia elétrica e gás.

Segundo a CPFL, quando um cliente deixa de pagar a fatura de energia, além de correr o risco de ficar sem o fornecimento, outros consumidores acabam sendo lesados pela inadimplência. Isso acontece porque as quantias em débito resultam em maiores reajustes nas tarifas das distribuidoras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) como forma de compensação das perdas de receita. Além disso, os estados também deixam de arrecadar impostos como o ICMS, o que reflete nos repasses de verbas aos municípios como Ribeirão Preto, por exemplo. 

Como medida legal e forma de reduzir os danos financeiros aos consumidores pagantes, a CPFL Paulista deve visitar todos os clientes inadimplentes em Ribeirão Preto até o final de junho. 

Além de Ribeirão Preto e Campinas, que encabeçam a lista de clientes com débitos, São José do Rio Preto, Piracicaba, Franca e Bauru ocupam respectivamente as posições seguintes do ranking.

Confira os detalhes na tabela abaixo das cidades com mais clientes inadimplentes:

 Ranking de cidade por inadimplência 

   Quantidade total de clientes

1º Ribeirão Preto  309.817
2º Campinas    502.860
3º São José do Rio Preto  223.386
4º Piracicaba  184.604
5º Franca  159.718
6º Bauru  173.884
7º São Carlos  125.489
8º Araraquara  114.828
9º Sumaré  113.970
10º Americana  114.717

Como evitar o corte? 

A CPFL Paulista disponibiliza diversas formas para que o consumidor mantenha suas obrigações quitadas. Esse serviço pode ser realizado pelos canais digitais, no site ou por meio do aplicativo para celular “CPFL Energia”. O cliente pode emitir segunda via da sua conta e fazer o pagamento de imediato, sendo que os encargos serão cobrados em faturas.

Também é possível realizar negociações nas agências de atendimento.


Foto: Pixabay

Compartilhar: