Ribeirão Preto ganha canal para denúncia de imóveis abandonados
O canal de denúncias está disponível no site da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública

Ribeirão Preto ganha canal para denúncia de imóveis abandonados

Por meio de decreto, prefeitura pode arrecadar unidades com inadimplência de pagamento de IPTU por mais de cinco anos

Após regulamentar a arrecadação de imóveis urbanos abandonados no município, conforme Decreto nº 145/2019, publicado no Diário Oficial do dia 12 de julho de 2019, a Prefeitura de Ribeirão Preto criou um canal de denúncias para que a população contribua com informações sobre imóveis abandonados na cidade.

Segundo o Decreto, são considerados imóveis em situação de abandono aqueles em que sejam constatados total falta de uso, deterioração física e inexistência de manutenção sistemática do imóvel, bem como o não pagamento dos ônus fiscais sobre a propriedade predial e territorial urbana, como o IPTU, pelo período de cinco anos.

O canal de denúncias está disponível no site da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, no ícone Denúncias – Imóveis Abandonados. Basta preencher as informações e anexar foto do imóvel abandonado.

Comissão 

As informações serão checadas pela Comissão Permanente para Tratar da Arrecadação de Imóveis Urbanos por Abandono – CPAIUA – que busca eliminar os casos de abandono, regularizando a situação dos imóveis. Desde o mês de junho de 2019, a Comissão trabalha no levantamento dos imóveis abandonados para que se possa realizar análise minuciosa das situações individuais e, de forma integrada com as demais estratégias e ferramentas, efetivar uma política urbana coerente com os desafios enfrentados pelo município.

Os servidores públicos também poderão fazer denúncias, informando a comissão permanente de imóveis que identifiquem com as características de abandono.


Foto: Prefeitura Ribeirão Preto/ FL Piton

Compartilhar: