Ribeirão Preto registra quase dois casos de assalto por hora, diz levantamento estadual
São mais de 1,3 mil assaltos por mês, o equivalente a 43 por dia

Ribeirão Preto registra quase dois casos de assalto por hora, diz levantamento estadual

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, de janeiro a setembro deste ano, a cidade contabilizou 11.887 ocorrências

Ribeirão Preto registrou quase dois casos de assalto por hora nos primeiros nove meses deste ano – janeiro a setembro. Ao todo são 11.887 casos no período: mais de 1,3 mil por mês e cerca de 43 por dia. As estatísticas foram obtidas por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Os casos são separados entre roubos e furtos de veículos, de carga e outras ocorrências da mesma natureza. O número teve um ligeiro aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 11.337 casos.

Um dos casos mais comuns é o de roubo de celulares. A vítima se distrai com o aparelho e fica mais vulnerável à ação do criminoso. A estudante de administração Larissa Izabela de Freitas teve o aparelho levado em um ponto de ônibus, enquanto olhava as horas. "Estava esperando meu ônibus quando tirei meu celular da bolsa para ver as horas. Passaram dois meninos, um deles de bicicleta, tomaram meu celular e saíram correndo", diz.

A jovem afirma que havia várias pessoas no ponto, mas ninguém ajudou. "Tinha umas 20 pessoas, eu tentei pedir ajuda, mas ninguém ajudou, só ficaram olhando", conta. Agora, Larissa só usa o celular em lugares fechados e anda com relógio de pulso para ver as horas.

Orientações

O especialista em segurança José Manoel Ferreira indica que as pessoas esperem chegar em um lugar seguro para manusear o aparelho. "Sempre orientamos as pessoas que não manuseiem os celulares em pontos de ônibus e nas ruas, pois, durante o uso, a pessoa se desliga do que está acontecendo ao redor, ficando mais vulnerável, tornando-se uma potencial vítima de assalto", declara.

No caso de assaltos a veículos, o especialista orienta que sempre fique de olho antes de entrar em casa. "Quando estiver chegando em casa, é sempre bom ir com calma, averiguar ao redor, atrás de árvores e perto de postes, por exemplo. Aconselho sempre a entrar com o carro de ré, para que, em caso de assalto a vítima consiga fugir", disse Ferreira.

Já nos caixas eletrônicos, a dica é sempre evitar fazer grandes saques, preferir fazer transferências em conta, utilizar o cartão para fazer compras e se atentar aos horários: nunca é bom ir aos caixas de noite, de madrugada ou logo pela manhã.

O Portal Revide tentou entrar em contato com as autoridades policiais, que não cederam entrevista, alegando que os alertas já foram feitos diversas vezes, mas a população continua se desleixando. Em virtude disso, os assaltos continuam acontecendo.


Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: