Ribeirão Preto terá programação durante a Semana do Meio Ambiente
Programação visa incentivar a educação ambiental e práticas sustentáveis na população

Ribeirão Preto terá programação durante a Semana do Meio Ambiente

Mais de 30 atividades serão realizadas gratuitamente à população, de 02 a 07 de junho

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza, entre os dias 2 e 7 de junho, a Semana Municipal do Meio Ambiente. O tema da edição 2023 é Direito e Dever de Todos. A abertura oficial do evento acontecerá no dia 02 de junho, às 9h na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), localizada na rua João Penteado, 2237 - Jardim Sumaré, contando com a presença de autoridades do Poder Executivo Municipal, vereadores e representantes da sociedade civil.

 

As mais de 30 atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente contemplam palestras, exposições, contação de histórias, eventos e roteiros educativos, ações com o ecoponto, oficinas, distribuição de materiais informativos, plantios, doação de mudas, entre outras iniciativas que visam à educação ambiental, práticas sustentáveis voltadas a destinação de resíduos sólidos, uso da água e de energia renovável. A programação completa pode ser conferida no site.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi definida na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, no ano de 1972. O encontro reuniu representantes de governos e instituições não governamentais. Nele foram discutidos temas fundamentais ao meio ambiente e debatidos planos para a sustentabilidade e redução dos impactos ambientais.

 

“A data é importante para reforçar a importância da sustentabilidade e estimular mudança de atitude da população. É necessário que as pessoas reflitam sobre seus direitos e deveres em relação ao meio ambiente, além de se conscientizarem sobre políticas públicas, hábitos de consumo mais sustentáveis e valorização de empresas que prezem esses valores. Dessa forma, iniciativas individuais e coletivas podem resultar em transformação em defesa do meio ambiente e de impactos positivos no planeta a médio e longo prazo”, contextualiza o secretário do Meio Ambiente, Laurindo Antônio da Silva.

 

Apoio

 

Secretarias: Secretaria da Cultura e Turismo; da Educação; Água e Esgoto de RP (SAERP); Infraestrutura; Guarda Civil Metropolitana e Coordenadoria de Comunicação Social.

 

Parceiros: Instituto ESTRE, Coletivo Lixo Zero Ribeirão Preto, Ybyrarama abelhas indígenas, Regional Ginga Ligeira, Bio na Rua (USP), Ciclistas Outbike, Pacaembu Construtora, Clube de Desbravadores Ebenézer, Ciclo Peças, Sertran, Empório do Gordo, Grupo Escoteiro Aimorés, CIMARP (Ciclo Integrado de Meio Ambiente de Ribeirão Preto), MUSAG (Museu Aquífero Guarani), SENAC, Bee or not to be e AEAARP.

 

Universidades: USP e Centro Universitário Barão de Mauá.


Fernando Gonzaga/CCS

Compartilhar: