Saerp emite alerta para racionamento de água, mas deixa agro e indústria de fora

Saerp emite alerta para racionamento de água, mas deixa agro e indústria de fora

Secretaria alertou sobre a necessidade imediata da redução no consumo de água da população

A Secretaria Municipal de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) emitiu um alerta nesta terça-feira, 16, sobre a necessidade imediata da redução no consumo de água e adoção de medidas que visem o seu reaproveitamento. 

 

O consumo elevando, principalmente em meio à onda de calor que atine boa parte do país, tem preocupado autoridades. Ribeirão Preto consome água exclusivamente do Aquífero Guarani e a recarga tem sido muito mais lenta do que a extração de água. 


Contudo, a Saerp deixou  de fora do aviso setores responsáveis por grande parte do consumo de água, como a indústria e o agronegócio. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a agricultura tem sido apontada como suposta consumidora de 70% das reservas globais de água doce.


Outro ponto importante para a economia de água no município é o desperdício de água pelos vazamentos. Segundo estimativativas da própria Saerp, Ribeirão Preto perde em média 47% da água em vazamentos. Atualmente, o Centro é a região com maior perda de água. São 21 vazamentos por quilometro de rede. A pasta buscado investimentos para por em prática um plano de redução dos vazamentos nos próximos anos.


Alerta para a população

 

Em nota, a Saerp esclareceu que Ribeirão Preto é abastecido unicamente pela água retirada do Aquífero Guarani, um dos mais importantes mananciais de água doce do mundo, sendo sua recarga através das chuvas e de maneira muito lenta. 

 

"Assim, ainda não se tem a dimensão de qual é o tempo necessário para a recarga da água que explotamos. No município, a retirada da água do aquífero é autorizada e controlada pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, o qual determina as vazões máximas de cada poço", informou a pasta em nota.

 

Dessa forma, a retirada de água dos poços é sempre constante e limitada em condições normais, com reduções que podem acontecer por diversos motivos, como queima de bomba, deterioração do poço, falta de energia elétrica, dentre outros.

 

Nos últimos dias, diversos estados e municípios estão sofrendo com uma onda de calor nunca antes vista, onde as temperaturas vêm aumentando dia a dia, provocando o aumento do consumo de água pelos moradores.

 

"Pelos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), cada morador de Ribeirão Preto consome, em média, 253 litros de água por dia, um dos maiores consumos do Brasil. E nessa época de altas temperaturas, esse consumo pode aumentar mais de 20%. Como a retirada de água do aquífero Guarani se mantém constante ao longo do tempo, ou menor, como explicado anteriormente, um aumento no consumo pode acarretar desabastecimento no horário de pico, quando temperaturas mais altas são atingidas", informou a Saerp.


Por fim, a Saerp acrescenta que vem trabalhando com as equipes em todas as regiões do município, realizando manobras e otimizando o sistema de abastecimento a fim de garantir água para todos os munícipes. No entanto, é fundamental que cada morador se conscientize da necessidade de reduzir o consumo de água a fim de garantir o abastecimento para todos.


Além disso, a Saerp envioua as seguintes dicas direcionadas aos munícipes:

 

– Que a residência tenha pelo menos uma caixa d’água de 1.000 litros, pois no período noturno o consumo diminui e as pressões de abastecimento se normalizam, enchendo a caixa e garantindo água para o dia seguinte a todos;

 

– Que o chuveiro e as principais torneiras, como da cozinha e do banheiro, sejam ligadas à caixa d’água;

 

– Não utilizar água do abastecimento para lavar quintal ou carro, e sim de reaproveitamento de água da chuva e da máquina de lavar;

 

– Tomar banhos rápidos, desligando o chuveiro na hora de se ensaboar;

 

– Ao escovar os dentes, fechar a torneira;

 

 Verificar se não há pequenos vazamentos em válvulas de descarga ou em torneiras;

 

Deixar acumular as roupas para lavar de uma única vez, economizando água e energia.

 

Leia mais:
Concessionárias de saneamento devem, por lei, prevenir o desperdício de água
 


Agronegócio e indústrias de fora

 

O alerta da Saerp, apesar de extremamente relevante quanto ao uso consciente da água, deixa de fora os principais consumidores do páis. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a agropecuária é a principal atividade responsável pelo uso da água.

 

De acordo com a entidade, 70% de toda a água consumida no mundo é utilizada na irrigação das lavouras, número que se eleva para 72% no caso do Brasil, que é um país com forte produção nesse setor da economia.

 

Em sua maioria, todavia, setores como o agronegócio podem utilizar água de fontes superficiais, como córregos, rios e etc. Sendo menos comum nesta região do país a utilização de água.

 


Leia mais:
Projeto para captação de água do Rio Pardo pode ser uma alternativa para a queda nos níveis do aquífero Guarani


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: