Sertãozinho e Ribeirão Preto estão entre as melhores cidades do Brasil em saneamento básico
Sertãozinho está em 11º lugar, enquanto Ribeirão Preto aparece na 13ª colocação

Sertãozinho e Ribeirão Preto estão entre as melhores cidades do Brasil em saneamento básico

O anúncio foi realizado durante o II Simpósio Ranking Abes, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

As cidades de Ribeirão Preto e Sertãozinho estão entre as melhores do Brasil em saneamento básico. O anúncio foi feito na última quinta-feira, 28 de março, durante o II Simpósio Ranking Abes, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em São Paulo.

De acordo com o levantamento, para cidades com mais de 100 mil habitantes, na categoria “Rumo à universalização”, a média geral do Brasil foi de 496,05 pontos, ou seja, os municípios de Ribeirão Preto e Sertãozinho obtiveram um resultado superior ao dos outros.  

Esses índices colocam as cidades entre as primeiras do Estado de São Paulo. No Brasil, apenas 29 municípios com mais de 100 mil habitantes foram premiados na lista. Destes, 27 são da região sudeste (69%), 8 da região Sul (20%), 3 do Nordeste (7,6%) e 1 do Centro-oeste.

O estudo é composto por dados de quase dois mil municípios que foram fornecidos ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), o que representa 34% das cidades do País e 67% da população brasileira. O ranking avalia o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e também a coleta e destinação de resíduos sólidos.

Na premiação, foram contempladas 39 cidades destaque “Rumo à universalização”, sendo: 29 de grande porte e 10 de pequeno e médio portes. Confira as notas de Sertãozinho e Ribeirão Preto no ranking:

Sertãozinho

A cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Preto ficou em 11º lugar entre os municípios de grande porte com melhor saneamento básico.

Notas

Abastecimento de água: 98,84
Coleta de esgoto: 98,84
Tratamento de esgoto: 100,00
Coleta de resíduos sólidos: 100,00
Destinação adequada de resíduos sólidos: 100,00
Pontuação total: 497,68

Ribeirão Preto

A cidade ficou em 13º lugar entre os municípios de grande porte com melhor saneamento básico.

Notas

Abastecimento de água: 99,40
Coleta de esgoto: 98,00
Tratamento de esgoto: 100,00
Coleta de resíduos sólidos: 100,00
Destinação adequada de resíduos sólidos: 100,00
Pontuação total: 497,40

Veja o ranking completo aqui aqui


Foto: Divulgação

Compartilhar: