Efeito WhatsApp derruba número de linhas de celular

Efeito WhatsApp derruba número de linhas de celular

Desde janeiro, cerca de 500 mil linhas foram desativadas na região de Ribeirão Preto

O número de linhas de celular na região de Ribeirão Preto já diminuiu 1,2% em 2015, segundo levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em setembro, nos dados mais recentes disponibilizados pela agência, eram 4,13 milhões de linhas na região cujo código de área é o 16.

O ano começou com 4,23 milhões de linhas nesta região, e foi crescendo até maio, o mês que houve o auge de chips funcionando na região - e também em todo o País - com 4,26 milhões de números com o código 16.

De acordo, com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelbrasil), a queda no consumo de linhas de celular é devido ao uso de aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, e também, a diminuição das tarifas de ligações entre operadoras diferentes, o que faz com que os usuários tenham menos necessidade de terem aparelhos funcionando com mais de um chip.

Essa queda não é apenas na região, ela acontece em todo o País. Em 2015, será a primeira vez na história que a telefonia celular no Brasil fechará com um número de linhas ativas menor do que no ano anterior. Em janeiro eram 280,7 milhões de linhas, em setembro caiu para 275,8 milhões (-1,8%).

Queda semelhante acontece na região metropolitana de São Paulo. Na região em que fica a capital do Estado, a queda desde janeiro é de 1,1%, já que passou de 36,7 milhões de linhas para 36,4 milhões. Em maio, o mês com mais linhas ativas na história, eram 37,1 milhões.

Já na região de Campinas, houve crescimento na comparação com o início do ano (0,7%), mas foi registrada uma queda de 2% desde maio, quando atingiu o ápice de linhas, de 9,79 milhões, para 9,6 milhões de linhas ativas naquela região.

Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: