Em nova campanha, Portal Revide alerta para combate às fake news
Você desconfia, a gente checa! Confira a próxima peça da série de anúncios do "Comprova, Revide"

Em nova campanha, Portal Revide alerta para combate às fake news

Plataforma possui seção que reúne dezenas de matérias que desmentem boatos dissipados na região de Ribeirão Preto

A nova campanha do Portal Revide alerta internautas da região de Ribeirão Preto sobre o combate às fake news. Com uma seção consolidada – o "Comprova, Revide" –, o portal reúne mais de 30 matérias, até o momento, que desmentem boatos dissipados pela população.

Na nova série de anúncios, toda semana, a Revide prepara uma imagem junto de uma frase e, juntas, elas simbolizam o poder da mentira e dos boatos. As três primeiras disponibilizadas são: "Uma mentira repetida mil vezes vira verdade. Não se alguém contestar", "Falar, até papagaio fala. Mas nem sempre dá para acreditar", "Meia verdade também é meia mentira. Não se contente com informações pela metade".

Na próxima semana, o mote será "Mentiras sinceras podem até interessar. Mas não vão te deixar bem informado", e você confere com exclusividade aqui.

Leia mais
“Comprova, Revide” abre batalha contra as Fake News em Ribeirão Preto

De acordo com a editora do Portal Revide e idealizadora do projeto, Marina Aranha, o combate à notícias falsas e seções de checagem são fundamentais nessa era digital. “Um conteúdo com a devida checagem e apuração é imprescindível para o jornalismo atual. Sempre foi norma do jornalismo, mas, com a pluralidade de meios para se divulgar conteúdos hoje em dia, tornou-se ainda mais importante. A Revide está no mercado há mais de três décadas e, diante disso, temos o suporte e a confiança dos leitores da região, que podem entrar em contato conosco quando se sentirem em dúvida sobre alguma informação a que tiveram acesso”, diz.

Para a estudante de jornalismo Josiele Batista, as fake news estão ocupando um grande espaço na sociedade em razão da rapidez com que chegam às pessoas. Para isso, é necessário que os meios de comunicação sejam tão velozes e eficazes quanto. “As pessoas querem estar informadas a todo momento, por isso é necessário que os veículos de comunicação sejam rápidos para bloquear qualquer notícia falsa”, declara a estudante.

Esse rápido fluxo de informações foi catalisado pela internet, que, desde sua chegada, ampliou a disseminação das notícias. É em virtude disso que a professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) Jessica Amorim destaca a importância de os veículos de comunicação em realizarem campanhas que combatam as notícias falsas. 

“Os veículos devem, sim, ter o cuidado com o público e buscar meios de combater notícias falsas. Além disso, é preciso reforçar sua credibilidade diante o mercado e focar ainda mais na qualidade de sua própria produção. Toda campanha e projeto nesse sentido são extremamente válidos”, diz a docente.

O “Comprova, Revide” está sempre alerta aos boatos e vai a fundo nas apurações para trazer a informação verídica e comprovada ao internauta e leitor. Para acessar a seção, basta clicar no menu da homepage do Portal Revide. Ali estarão listadas todas as notícias que já foram desmascaradas ou confirmadas pela equipe de reportagem.


Foto: Divulgação

Compartilhar: