“Comprova, Revide” abre batalha contra as Fake News em Ribeirão Preto
A cidade já foi vítima das inverdades e a ferramenta é a primeira a ser implantada em um canal de notícias da região

“Comprova, Revide” abre batalha contra as Fake News em Ribeirão Preto

Nova seção no Portal Revide tem como objetivo contribuir para desmascarar as mentiras que circulam pela internet

Mais de 25 mil compartilhamentos de uma imagem manipulada colocaram Ribeirão Preto no centro das atenções das redes sociais nas últimas semanas. A suposta foto, de uma Associação dos Cadeirantes da cidade, mostra uma casa que, contraditoriamente, não possui acessibilidade. Pela ironia, viralizou. Mas, como todos deveríamos saber, muito do que circula pelas redes sociais não é real. O Portal Revide foi checar as informações e descobriu que a associação é, na verdade, um órgão do Governo Estadual. A reportagem, publicada e replicada nas redes sociais, tirou a dúvida de muita gente e esclareceu a manipulação da foto.



A partir da repercussão que intrigou muitos ribeirãopretanos, a Revide decidiu ingressar a batalha contra as Fake News, que tem crescido no Brasil. Veículos de comunicação de alcance nacional já criaram espaço para tirar a limpo o que seria verdade ou não, entre tanto conteúdo que é divulgado na internet. No entanto, ainda faltava o posicionamento de um veículo regional. Nasce, então, nesta terça-feira, 20, o "Comprova, Revide", cujo objetivo é criar um espaço de esclarecimento sobre as falsas notícias replicadas na web.

Para a diretora da Revide, Isabel de Farias, este é o momento em que os veículos de comunicação devem se posicionar diante de tanta informação desencontrada que circula pela rede. "Fake News e mentiras sempre existiram, mas é fato que o tema está em alta como nunca. Talvez pelo maior acesso da população à internet e também pela facilidade em se criar conteúdo, temos hoje um cenário em que é muito difícil distinguir o que é real e o que não é. Por isso, as empresas jornalísticas precisam reafirmar o compromisso com a informação de qualidade, que é o que temos feito há 32 anos e, agora, de uma forma ainda mais direta", explica.

Segundo a editora do Portal Revide, Marina Aranha, saber a origem da informação a que se tem acesso na internet é fundamental para se livrar de uma mentira. "Tenho certeza de que o que diferencia e vai diferenciar o conteúdo de credibilidade é a autoria por trás da informação. É sempre imprescindível checar o veículo que está reproduzindo aquele dado para saber se vale a pena confiar. A Revide traz um nome que tem a confiança de leitores da região há mais de três décadas e isso pode ser fator determinante para ter a certeza de que aquele conteúdo passou por um processo de checagem antes de ser divulgado", diz.

Para acessar a seção "Comprova, Revide", basta clicar no menu da homepage do Portal Revide. Ali estarão listadas todas as notícias que já foram desmascaradas ou confirmadas pela equipe de reportagem. E, para quem tiver alguma dúvida ou der de cara com alguma notícia duvidosa, os canais da Revide estão abertos para enviar o questionamento, seja pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp: (16) 9 8157-1492 (mesmo número utilizado para informar os leitores diariamente com notícias pelo aplicativo de mensagens).


Foto: Reprodução Internet

Compartilhar: