Empoderamento: fotógrafa retrata a mulher da vida real em suas obras
fotógrafa retrata a mulher da vida real em suas obras

Empoderamento: fotógrafa retrata a mulher da vida real em suas obras

Com o projeto Woman Real Life, Mari Rosa luta pela naturalização da nudez e a desconstrução do padrão estético sob a ótica feminista

O trabalho da fotógrafa Mari Rosa, radicada em Ribeirão Preto, parece ter caído no gosto dos editores da Vogue Itália. Com trabalho publicado 17 vezes pelo periódico, além de um portfólio permanente no site.

Seu projeto Woman Real Life, que luta pela naturalização da nudez, a desconstrução do padrão estético vigente e a relação corpo-ambiente, contudo, parece não ter passado pelo crivo das redes sociais sob a regência de Mark Zuckerberg – Facebook e Instagram. Recentemente ela teve as suas contas apagadas pela administração das redes sociais devido a uma foto que retratava um parto.

Sobre o caso, ela comenta que há uma diferença entre o nu artístico e a exposição do corpo para o consumo masculino. “A mídia que permite a violência, a objetificação do corpo feminino e a hipersexualizacao da criança é a mesma que escolhe o que pode e o que não pode ser exposto em rede social, eles naturalizam a sexualidade de uma mulher pelada no carnaval e censuram os seios de uma mãe em trabalho de parto”, lamenta a fotógrafa.

De volta às redes sociais, agora com uma nova conta, Mari Rosa afirma que as mulheres precisam “ser fortes e persistentes para conseguir quebrar essas hipocrisias e adquirir a liberdade que é de direito da mulher”.

Woman Real Life

Formada em audiovisual, no início da carreira, Mari Rosa trabalhava apenas com vídeo. Em 2011, dois anos após se formar, ela comprou uma câmera DSLR para filmar e por curiosidade começou a fotografar. Sua filha, então recém-nascida, foi sua inspiração, e logo ela passou a fazer ensaios com bebês e gestantes. “Mas, sentia falta de um projeto que expressasse mais minha atuação política e social em relação aos padrões estéticos e valores feministas, foi então que comecei a fotografar a nus femininos e a perceber os resultados desse trabalho para o descobrimento da beleza de cada corpo sem conotação sexual das revistas que exploram o corpo feminino como objeto de desejo”, explica sobre o projeto Woman Real Life.

Novos desafios

Recentemente Mari Rosa tem se dedicado a outros projetos como produtora audiovisual, em parceria com outra fotógrafa, e também amiga, Ellen Faria. Neste projeto, de empoderamento de mulheres negras, elas farão um clipe de uma canção do músico Liniker. A ideia do projeto, segundo Mari Rosa, é a naturalização do nu e a representatividade negra, com estreia prevista para março deste ano.

Na próxima semana ela embarca para a Bahia, onde gravará um piloto de um programa de desafios fotográficos com mulheres artistas da região de Ribeirão Preto. 

“Importante ressaltar que ambos os projetos serão feitos apenas por mulheres em todas as áreas, captação, produção, edição, direção de arte, pois o meio audiovisual ainda é muito masculino e mulheres têm papéis muito coadjuvantes nessas produções” finaliza.

Para acompanhar o trabalho da fotógrafa, acesse: womanrealife.tumblr.com vogue.it e Instagram: marirosawrl


Fotos: Mari Rosa e Alice Krieger Paschoalick

Galeria de imagens

Compartilhar: