Jovem fotógrafa retrata mulheres em busca de união feminina
Fotógrafa destaca que todas as mulheres deveriam enxergar o quanto são lindas

Jovem fotógrafa retrata mulheres em busca de união feminina

Julia Ruiz conta que o objetivo é mostrar o quanto a beleza feminina é diferente, dando confiança às pessoas que não se encaixam aos padrões impostos pela mídia

A jovem fotógrafa Julia Ruiz, de 19 anos, iniciou um projeto chamado de “Sororizando”, para retratar, por meio da fotografia, mulheres de Ribeirão Preto. Em busca da união feminina, ela conta que o objetivo é mostrar às meninas o quanto a beleza é única, mesmo não se encaixando aos padrões impostos pela mídia.

Julia Ruiz retrata mulheres através da fotografia“Eu sempre gostei muito da área artística e quando comecei a namorar meu ex passei a fotografar com a câmera dele. Eu conheci a ex-namorada dele e ficamos muito amigas, o feminismo uniu muito a gente com a ideia de sororidade (união e aliança entre mulheres) e não perpetuação da cultura machista. Ela é uma pessoa maravilhosa que eu não podia deixar de gostar por um motivo tão sem sentido”, diz Julia.

O projeto teve início em uma conversa entre as meninas. “Contei pra ela sobre minha vontade de fotografar e perguntei se ela topava montar este trabalho comigo. Ela amou a ideia, criamos a página no Instagram e saímos convidando meninas para fotografar. Inicialmente era gratuito, mas conforme o tempo foi passando ficou impossível arcar com os gastos sem ajuda”.                       

O projeto é feminista e surgiu conforme a jovem se aproximou e entendeu o feminismo, a importância da sororidade e da desconstrução de padrões impostos pela mídia. “O projeto é destinado para mulheres, com o objetivo de empoderamento e união. Quando o ensaio é só feminino, todas ficam à vontade pra conversar, se expressar e principalmente relaxar. Faz toda diferença nas fotos e na experiência. Lembrando que são mulheres que não são famosas, muitas vezes nunca fotografaram assim antes”.                       

Com inspiração em mulheres famosas e feministas, como Beyoncé e Frida, Julia destaca que a mensagem é que todas as mulheres deveriam enxergar o quanto são maravilhosas, o quanto são únicas e que a imagem que mídia propaga do que é ser bonita é inalcançável e fictícia.

“Nossos corpos e características são diferentes. Eu procuro fazer com que elas se vejam bonitas. O que eu mais quero com esse projeto é mostrar isso para cada mulher com suas próprias fotos. Todas estão convidadas, sendo cis (mulheres que aceitam seu corpo e gênero) ou trans, de qualquer idade e estilo”, finaliza Julia.

A Projeto Sororizando pode ser acessado pelo link.


Fotos: Julia Ruiz

Compartilhar: