Projeto "Death Café" chega a Ribeirão Preto
Encontros serão abertos ao público

Projeto "Death Café" chega a Ribeirão Preto

Iniciativa promove rodas de conversa sobre a morte e será realizada no segundo sábado de cada mês

 O projeto "Death Café" chega a Ribeirão Preto na manhã deste sábado, 14, com o objetivo de aumentar a consciência sobre a finitude da vida. A iniciativa internacional  promove rodas de conversa sobre o assunto em mais de 80 países e o Brasil está entre eles. 

Chamado de "Pausa para o café – Vamos conversar sobre morte?" em português, os encontros serão realizados no segundo sábado de cada mês, das 10h30 às 12h, de maio a dezembro, exceto em julho. O evento é aberta ao público, sem necessidade de inscrição e os encontros acontecerão no Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira.

Em Ribeirão, o projeto será realizado pela Liga de Espiritualidade em Saúde e Cuidados Paliativos (Lescp), com o apoio do Instituto Lótus de Cuidados Paliativos de Ribeirão Preto (ILPC-RP) e do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Investigação sobre a Atividade Humana e Cuidados Paliativos” (Liath-CP).

“É um espaço acessível, respeitoso e confidencial para nos fazer refletir e compartilhar reflexões, pensamentos e opiniões sobre a morte e sobre os cuidados paliativos. Além disso, é importante destacar que os encontros não são espaços de assistência ou aconselhamento a pessoas enlutadas”, explica a professora do curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e tutora da Lescp, Marysia M.R. do Prado De Carlo.

O "Death Café" foi desenvolvido por Jon Underwood e Sue Barsky Reid, baseado nas ideias do sociólogo suíço Bernard Crettaz. O primeiro encontro foi realizado nos Estados Unidos da América em 2011 e, desde então, ganhou o mundo com conversas em cafés, casas, cemitérios, eventos, entre outros.

Serviço
Pausa para o café – Vamos conversar sobre morte?
Datas e horário: 14/5, 11/6, 13/8, 10/9, 8/10, 12/11 e 10/12 – das 10h30 às 12 horas
Local: Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua Duque de Caxias, 547

Mais informações: [email protected]


Foto: Divulgação/ Reprodução

Compartilhar: