Ribeirão Preto ganha aplicativo para combater violência contra população LGBT+
O objetivo é proteger esse público em situação de perigo iminente e denunciar a LGBTfobia

Ribeirão Preto ganha aplicativo para combater violência contra população LGBT+

A ONG ribeirãopretana Arco-Íris faz o lançamento da plataforma nessa sexta-feira, 28

Um aplicativo criado para ser ferramenta de prevenção à violência contra a população LGBT+ será lançado em Ribeirão Preto. Inédito no País, o app foi lançado em maio pela Prefeitura de João Pessoa, em parceria com a Rede Gay do Brasil. A iniciativa de trazer a plataforma para Ribeirão Preto foi da ONG Arco-Íris.

O lançamento será nessa sexta-feira, dia 28, no Salão Mármore do Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto. A cidade é a primeira a trazer a ferramenta ao Estado de São Paulo.

O objetivo deste aplicativo, segundo Fábio de Jesus, é proteger o público em situação de perigo iminente e denunciar a LGBTfobia. Após o lançamento oficial, serão distribuídos materiais e explicado seu funcionamento, disponível gratuitamente para download em todas as plataformas para celular. “O TiaLu’ estará disponível apenas em dois estados, mas esperamos que ele se estenda nos demais Estados. Sabemos que grande parte da população ainda é vítima de violência. Infelizmente, o Brasil lidera o ranking mundial de assassinatos de pessoas LGBT e essa ferramenta poderá salvar vidas”, explicou Fábio de Jesus, presidente da Arco-Íris.

Como funciona

Para usar o ‘TiaLu’, é preciso baixar o aplicativo, cadastrar dois contatos de familiares ou amigos e, caso o usuário esteja em situação de violência ou perigo iminente, basta acionar o botão de pânico. Feito isso, automaticamente será enviada uma notificação com um pedido de socorro para os dois números cadastrados com a localização da pessoa que está em situação de violência.

Homenagens 

O aplicativo ‘TiaLu’ recebeu este nome em homenagem a Luciano Bezerra, um dos maiores representantes da causa LGBT na Paraíba e também fundador da ONG Movimento do Espírito Lilás (MEL), que faleceu em dezembro de 2018.

Além disso, a data do lançamento do aplicativo em Ribeirão Preto também marca o Dia do Orgulho LGBT, (28 de junho), assim como a Rebelião de Stonewall, que  foi uma série de manifestações violentas e espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que aconteceu em 1969.


Foto: Divulgação

Compartilhar: