Entidades do comércio apoiam reclassificação do Plano São Paulo em Ribeirão Preto

Entidades do comércio apoiam reclassificação do Plano São Paulo em Ribeirão Preto

Acirp, Sincovarp e CDL pedem o apoio da população e ações preventivas da Prefeitura para evitar retorno à Fase Vermelha

Entidades que representam o comércio em Ribeirão Preto apoiaram a reclassificação da região para a Fase Laranja no Plano São Paulo, na sexta-feira, 5. Porém, convocaram o apoio da população e cobraram medidas preventivas da Prefeitura para que o município não retorne à Fase Vermelha.

Em nota conjunta, o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)  destacaram que o retorno  à Fase Laranja é fundamental para a manutenção das atividades econômicas e do emprego. "Começar o ano em fase vermelha prolongada, após um 2020 extremamente prejudicial, seria desastroso", ressaltaram.

As entidades exigem do governo municipal e estadual que a oferta de leitos seja mantida em patamares que não se aproximem da ocupação máxima e forcem um possível rebaixamento da região no Plano São Paulo. "Entendemos que os governos estadual e municipal devem ficar permanentemente vigilantes e agir rápido, sempre que necessário, no sentido de ampliar o número de leitos Covid19 na velocidade necessária ao pleno atendimento da população", informaram o Sincovarp e a CDL.

Já a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) defendeu a tese de que a reabertura de leitos ocorreu após uma pressão dos lojistas. "A Acirp considera a reabertura das atividades econômicas uma conquista da sociedade, que pressionou o poder público a reabrir leitos de UTI", argumentou.

Por outro lado, a entidade ressaltou que o apoio da população e dos próprios comerciantes é essencial para a manutenção de nível estáveis da doença na cidade. "A entidade entende que os recursos de saúde não são ilimitados e para manter a cidade com baixos índices de contaminação é necessário o compromisso e união de empresários, da população em geral e do poder público para que as regras sejam seguidas e não haja aglomerações".

O Sincovarp e a CDL também defendem um compromisso da população e alertam para a chegada do período de Carnaval. "Manifestamos nossa preocupação com um  possível comportamento inadequado de parte da população no período tradicional do carnaval, que se aproxima. É preciso que todos tenham consciência de que atitudes irresponsáveis podem gerar um novo aumento do número de casos e um novo retrocesso à fase vermelha. Não podemos deixar que isso aconteça", pontuaram.

Canal de comunicação

Como forma de auxiliar e tirar dúvidas dos lojistas, a entidades disponibilizam canais de comunicação próprios. A  Acirp  oferece um canal direto pelo WhatsApp para esclarecer dúvidas em relação ao Plano São Paulo e seus protocolos. Interessados em receber essas informações devem solicitar para serem adicionados à lista de transmissão via aplicativo, no número (16) 99453-9773.

Já o Sincovarp e a CDL mantém uma central de relacionamento com o lojista para esclarecimento e divulgação de informações oficiais, úteis e corretas, sobre os desdobramentos da pandemia junto ao setor de comércio e serviços. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Pelo telefone: (16) 3625-6924 ou pelo WhatsApp, (16) 99963-3105.

Leia mais:

Prefeitura de Ribeirão Preto diz que fase laranja passa a valer nesta sexta-feira, 5


Foto: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar: