Lojistas de Ribeirão preparam reabertura no sábado, 8, mas Estado ainda não confirma

Lojistas de Ribeirão preparam reabertura no sábado, 8, mas Estado ainda não confirma

Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, vai abordar o assunto em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 6, às 17h

Comerciantes de Ribeirão Preto se preparam para a reabertura das lojas no próximo sábado, 8, caso a região saia da Fase Vermelha do Plano São Paulo, o que deve acontecer nessa sexta-feira, 7, segundo o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o secretário de Saúde de Ribeirão Preto e até o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Porém, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado ainda não confirma que as lojas de Ribeirão poderão abrir já no sábado. A prefeitura fará uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 6, às 17h, em que deve esclarecer o assunto. 

A aplicação da nova fase sempre começa na segunda-feira seguinte ao anúncio do governo estadual, feito às sextas-feiras. 

Um comunicado divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) faz um alerta para seus associados prepararem os estabelecimentos para receber os consumidores e reforçou a importância da manutenção das medidas de prevenção à Covid-19. A reabertura de lojas e estabelecimentos às vésperas do Dia dos Pais é vista como fundamental para minimizar os prejuízos e a onda de falências e desemprego no setor.

“Temos percebido a boa vontade do executivo municipal, tanto por parte do secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, como do prefeito Duarte Nogueira, para antecipar a reabertura do comércio já neste sábado, o que é recebido por nós como uma ótima notícia, mas que implica em responsabilidades para comerciantes e para a população e por isso reforçamos a necessidade de todos continuarem seguindo as devidas recomendações sanitárias”, avalia o presidente da Acirp, Dorival Balbino.

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Ribeirão Preto) entendem que, caso Ribeirão Preto e região sejam promovidas para fases menos restritivas, lojistas e população precisam colaborar para que não haja uma corrida desenfreada às compras causando aglomerações de pessoas nos corredores comerciais. "É importante que cada cidadão faça sua parte e colabore para que não haja uma nova explosão de casos de Covid-19, fato que certamente nos levaria ao retrocesso à fase vermelha, com mais mortes, mais desemprego e mais empresas fechando as portas", diz a nota. 

"Estamos orientando os lojistas a seguirem rigorosamente os decretos que forem publicados e, principalmente, os protocolos de prevenção e combate ao Covid-19, com as seguintes recomendações principais: Só saia de casa se for necessário; Se sair, não leve pessoas do grupo de risco; Use máscara o tempo todo; Não promova ou participe de aglomerações; Respeite o distanciamento", complementa o comunicado, que também esclarece que que tal medida de reabertura só será possível se o Governo do Estado de São Paulo confirmar seu aval com o avanço de Ribeirão Preto e região para a fase laranja ou amarela, no Plano São Paulo.

Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo não confirmou que a antecipação da reabertura foi autorizada para o sábado, 8, em Ribeirão Preto. A nota enviada diz apenas que o Plano SP prevê faseamento regionalizado e segue sob monitoramento contínuo e diário. "As regiões só avançam para uma fase mais branda se apresentarem melhora nos indicadores de saúde e contágio, de acordo com os critérios do Centro de Contingência do Coronavírus. O Governo do Estado recomenda aos municípios que sigam as determinações do Plano SP. A próxima atualização oficial será divulgada nesta sexta-feira, 7, em coletiva de imprensa."

 


Arte Revide

Compartilhar: