Prefeitura avaliará se prolonga prazo da quarentena em Ribeirão Preto 
"Eu assumo todas as responsabilidades", declarou o prefeito Duarte Nogueira

Prefeitura avaliará se prolonga prazo da quarentena em Ribeirão Preto 

A princípio, quarentena vai até o dia 7 de abril para o comércio e até o dia 26 para repartições públicas municipais

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) convocou uma reunião por videoconferência na manhã desta segunda-feira, 30, com autoridades de Ribeirão Preto e imprensa para fazer uma avaliação da primeira semana de distanciamento social em razão da pandemia do novo coronavírus.

A princípio, fica mantido o estado de calamidade pública na cidade. Com as medidas quarentena para o comércio e serviços não essenciais sendo válidas até o dia 7 de abril e  até o dia 26 para as repartições públicas municipais.

Todavia, a quarentena poderá ser prolongada caso o governo municipal, do Estado e as autoridades de Saúde entendam que ainda há risco para a população. A medida esta alinhada com o decreto assinado pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), no último dia 21. 

Dessa forma, só podem funcionar estabelecimentos do setor de alimentação como supermercados e lojas de horti-fruti. Bares e restaurantes devem permanecer fechados para o público e só poderão atender em esquema de entrega.

Farmácias, hospitais, clínicas e clínicas de vacina, postos de combustíveis, bancos, casas lotéricas também podem funcionar.

Além disso, devido ao estado de calamidade pública no município, fica proibida a aglomeração em praças, parques e espaço públicos. Segundo o prefeito Duarte Nogueira, é preciso ter calma no momento e seguir todas as diretrizes de saúde.

O chefe do Executivo também declarou que, em todo mundo, a economia irá sofrer as consequências. Todavia, garantiu que o governo municipal irá trabalhar em medidas para reduzir os impactos. "Eu assumo todas as responsabilidades", disse Nogueira.

Leia mais:
Isolamento social pode limitar velocidade de crescimento da Covid-19, diz secretário de saúde

Acirp 

Durante a reunião, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Dorival Balbino, voltou a enfatizar importância da retomada das atividades. Na última sexta-feira, 27, a Acirp enviou uma carta ao prefeito Duarte Nogueira solicitando a reabertura das lojas.

Durante a reunião desta segunda-feira, Balbino foi enfático ao defender a retomada das atividades. Segundo o empresário, as consequências da crise econômica podem ser até  piores do que as da doença.

A Associação defende que o fechamento poderia ter sido melhor planejado para minimizar os impactos causados às empresas. “Acreditamos que a decisão tomada tem trazido graves prejuízos à economia e à sociedade, que tendem a se agravar e dificilmente serão revertidos ao longo dos próximos anos”, declarou a associação em nota.

 


Imagem: Revide

Compartilhar: