Escritor Mia Couto confirma presença na Feira do Livro de Ribeirão Preto
Primeira versão internacional do Evento recebe também o crítico literário alemão, Martin Puchner e o sociólogo italiano, Domenic

Escritor Mia Couto confirma presença na Feira do Livro de Ribeirão Preto

Mediação do evento será feita pelo músico Fernando Anitelli, do Teatro Mágico

O escritor moçambicano Mia Couto será um dos nomes a participar da 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL). Ganhador de diversos prêmios literários internacionais, Couto é biólogo de formação, trabalhou como jornalista por mais de dez anos e atualmente concilia a carreira de escritor com a de professor universitário. 

A conferência com o escritor acontecerá no dia 22 de agosto às 16h30, em formato on-line. O autor, que é um dos homenageados da edição, já escreveu mais de 30 livros entre poesias, contos, crônicas, romances e literatura infantil. 

"O trabalho literário de Mia Couto transcende fronteiras de uma maneira forte e definitiva. Há muita internacionalidade em sua obra e, também, há muita brasilidade", comenta Adriana Silva, curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. 

A mediação da Conferência será feita pelo músico Fernando Anitelli, do grupo Teatro Mágico, que, antes do bate-papo apresentará a performance em homenagem a Mia Couto "Visitação ao Impossível". 

A Feira do Livro de 2021, realizada em formato 100% on-line em função da pandemia da Covid-19, ocorre entre os dias 20 e 29 de agosto, com acesso gratuito por meio da plataforma oficial e do canal do YouTube da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto; além de mais de 60 atividades culturais e 110 horas de programação, o evento terá, na modalidade Conferências, um palco especial com participantes brasileiros e estrangeiros que discutem questões com o tema central do evento “Velhas e Novas Utopias”. 

Feira Internacional

A Feira do Livro de Ribeirão Preto é um dos maiores eventos culturais do país e possui mais de 20 anos de história. Em 19 edições realizadas, a Feira já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas, com mais de 6 milhões de leitores visitantes. A edição deste ano, contará com 60 artistas em 110 horas de programação. 

A expectativa da entidade é alcançar um público de cerca de 20 mil pessoas de, em média, 18 países e atividades estão sendo projetadas pela equipe da Fundação para possibilitar a participação do público de forma segura, seguindo todos os protocolos sanitários e sem aglomerações. 

Homenagens  

Na 20ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, os escritores homenageados são Mia Couto e Conceição Evaristo. Os autores locais são a professora Elaine Assolini e Carlos Roberto Ferriani. 

Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto 2021 será uma edição histórica com participações internacionais. "Estamos felizes com a ampliação da possibilidade de participação na FIL de internautas do todo o Brasil e do mundo, por meio do acesso online e gratuito", comemora Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Serviço: AGENDA CONFERÊNCIAS - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto 
Transmissão ao vivo:
 plataforma oficial da Fundação e canal no YouTube da instituição
Data: Domingo, 22 de agosto 
Horário: 16h30 - Abertura com a apresentação artística "Visitação ao Impossível" com Fernando Anitelli 
17h - Conferência com Mia Couto e mediação de Fernando Anitelli 
19h - Conferência com Claudio Yusta e Sebástian Gaggero, com o tema "O papel da educação para viabilizar as utopias humanas" 

Data: Segunda, 23 de agosto 
Horário:
 19h - Abertura com a apresentação artística “A existência e a resistência dos lugares: a razão e a emoção do geógrafo na voz do poeta", com Renan Inquérito 
19h30 - Conferência com Renan Inquérito e convidados em homenagem a Milton Santos 

Data: Terça, 24 de agosto 
Horário:
 19h - Abertura com a intervenção artística "Conexões Literárias", com Ana Luz 
19h30 - Conferência com Martin Puchner e mediação de Filipe Martone, com o tema "O Mundo da Escrita: como a literatura transformou a civilização" 

Data: Quarta, 25 de agosto 
Horário:
 19h - Abertura com o espetáculo "O Gorila no Zoo", com Daniel Minchoni 
19h30: Conferência com Daniel Minchoni e convidados em homenagem a Edgar Morin 

Data: Quinta, 26 de agosto 
Horário:
19h - Abertura com a performance poética "Vocigrafias e Escrevivências", com Roberta Estrela D'Alva 
19h30: Conferência com Conceição Evaristo e mediação de Roberta Estrela D'Alva 

Data: Sexta, 27 de agosto 
Horário:
19h - Abertura com a intervenção artística "Grifos Literários", com Adriana Silva 
19h30: Conferência com Domenico De Masi e mediação de Marisa Costa, com o tema "O Ócio Criativo" 

Data: Sábado, 28 de agosto 
Horário:
19h30 - Conferência com Heloisa Seixas, com o tema "O que teria acontecido se...." 

 

*Com informações da Verbo Nostro Comunicação Planejada


Foto: Wikipedia/ Luis Miguel Martins

Compartilhar: