Fotógrafa de Ribeirão Preto recebe prêmio de fotografia nos EUA
Veja algumas das fotos premiadas

Fotógrafa de Ribeirão Preto recebe prêmio de fotografia nos EUA

Karoline Saadi foi a única brasileira a fazer parte da 8ª coleção de Photo Story da associação Fearless

A fotógrafa gaúcha, Karoline Saadi, residente em Ribeirão Preto desde 2019, foi a única brasileira a fazer parte da 8ª coleção de Photo Story da associação Fearless, uma associação de fotógrafos dos Estados Unidos que ganhou reconhecimento mundial pela excelência dos trabalhos apresentados e premiados.

 

 

Karoline é fotógrafa de famílias há dez anos e de partos há sete. É especializada em fotografia documental, estilo de trabalho que retrata a realidade da família tal qual ela é, priorizando memórias do cotidiano familiar.

 

“Trabalho com sessões documentais de família, retratando o cotidiano. É nele que a nossa saudade mora. Na rotina vivida, ver o extraordinário no que nos é comum”, declara a fotógrafa.

 

 

Na fotografia de parto segue a mesma premissa: Registros sem interferência e que contem com riqueza de detalhes do dia especial. Ela já coleciona alguns prêmios desde que se mudou para a cidade. Em 2020 foi considerada a terceira melhor fotógrafa de famílias do Brasil pela Inspiration Photographers.

 

“Os partos como fotografia entraram na minha vida em 2015. Mas eu já era uma entusiasta da humanização, estudava muito sobre, desde o início da minha trajetória com famílias. Em 2014 me aprofundei ainda mais no assunto, pois estava gestando da minha filha, Clarice. Então a fotografia de família e partos ganhou novo significado após o nascimento dela. Ainda mais denso e expressivo”, relata a profissional.

 

Photo Story é uma categoria da premiação em que é necessário as fotografias apresentarem uma narrativa de história. O conjunto da obra fotográfica é avaliado, podendo ser enviadas de oito a 15 fotografias para formar a série fotográfica. Somente nove séries foram premiadas, e dentre os diversos países representados, somente "Birth Of Lívia" representa o Brasil.

 

Segundo Karoline, os pais de Lívia entraram em contato bem no início da gestação. Os encontros entre eles eram feitos em uma roda de gestantes e por vídeo chamada. “Foi um parto sonhado junto. Tanto por ela, quanto pela equipe que a acompanhou.  O curioso, talvez, de pensar na série premiada, é que eu não fotografo pensando que o trabalho poderá ser premiado. Eu fotografo os acontecimentos, busco a melhor iluminação, ângulo, camadas de história… tudo sem fazer interferência no momento, mas sem estar almejando uma premiação”.

 

As escolhas das imagens premiada foram com o intuito de mostrar a força da mãe, mas também o acreditar do marido, que esteve junto sempre, e da equipe, de acordo com a profissional.

 

A série fotográfica premiada foi realizada no Hospital São Lucas - Ribeirania, durante o registro de um parto normal humanizado. As fotografias retratam momentos do trabalho de parto, nascimento e pós-parto imediato.

 

“Tanto na fotografia de parto, quanto numa sessão de família, eu busco por potência e afeto. Deixar transparecer todas as dualidades que a maternidade e a parentalidade trazem. E também que por meio da fotografia possamos sentir todo o crescimento, aprendizado, amadurecimento e curas que estar em família nos proporciona”, pontua.

 

 


Foto: Karoline Saadi

Compartilhar: