Lei declara Orquestra Sinfônica como patrimônio de Ribeirão Preto
A orquestra existe desde 1921

Lei declara Orquestra Sinfônica como patrimônio de Ribeirão Preto

A decisão foi publicada no Diário Oficial do município do dia 29 de maio

A Prefeitura de Ribeirão Preto sancionou uma lei que transformou a Orquestra Sinfônica do município em Patrimônio Cultural Imaterial do povo ribeirãopretano. A nova norma – de número 14.338 – foi publicada no Diário Oficial do dia 29 de maio de 2019.

A lei, sugerida pelo vereador Igor Oliveira, tem como objetivo proteger e reconhecer a orquestra da cidade, que passou por inúmeras dificuldades financeiras, além de preservar todo o acervo e ampliar a possibilidade de convênios para angariar mais fundos.

"Dessa forma damos o verdadeiro reconhecimento que a orquestra e seus músicos merecem, preservando a história e ampliando o leque de possibilidades para conquistar patrocínios e incentivos. Nós sabemos de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos e não podemos permitir que essa situação volte a acontecer", destacou Igor.

O grupo de músicos foi fundado em 1921 e conta com uma história de devoção e amor à música. Mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, a orquestra funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e musical.

Atualmente com 30 músicos e dois maestros, a Sinfônica participa do projeto socioeducativo da Instituição Aparecido Savegnago, ministrando aulas para jovens e crianças, e desenvolve o projeto “Tocando a Vida” com aulas de canto, música e instrumentos musicais para comunidades carentes em toda Região Metropolitana de Ribeirão Preto.


Foto: Divulgação

Compartilhar: