Parada LGBT reúne cerca de oito mil pessoas em Ribeirão Preto

Parada LGBT reúne cerca de oito mil pessoas em Ribeirão Preto

Festa foi organizada pela ONG Arco Íris e Instituto Biotrópica em parceria com a Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto

A 11ª edição da Parada LGBT Ribeirão Preto reuniu na tarde deste domingo, dia 23, cerca de oito mil pessoas, segundo estimativa de seus organizadores. A estimativa da Polícia Militar, que não registrou nenhuma ocorrência durante o evento, é de aproximadamente duas mil pessoas.

O coordenador de projetos e um dos organizadores do evento, Fábio de Jesus, ressalta que o evento celebra o orgulho LGBT, mas também é uma forma de reivindicação. “Ribeirão Preto é uma cidade muito atrasada. Não temos uma Coordenadoria LGBT e muito menos um Centro de Combate à Homofobia e este evento pretende chamar atenção do poder público para a importância destas iniciativas”, ressalta.

Contra o preconceito

Para a cuidadora Mariluce da Silva, eventos que celebram o orgulho LGBT e chamam a atenção para o fim da homofobia são importantes. “Eu participo há sete anos. Antes o meu marido vinha comigo, agora minha filha me acompanha. Tenho diversos amigos homossexuais e adoro cada um deles. Não faz sentido tanto preconceito”, conta.

Mariluce participou do evento com o amigo Wellington Paulino, consultor de vendas, que vive em Ribeirão Preto há três meses. “As pessoas precisam aceitar as diferenças. Não existe opção sexual, porque ninguém escolhe de quem gostar, o que existe é sentimento e a Parada é para pedir pela liberdade deste sentimento”, ressalta o consultor.

História

O estudante Luucas Thor (à esquerda), de 17 anos, está concluindo o seu primeiro livro de contos e lançará em breve juntamente com um blog. O intuito, ele conta, é ajudar as pessoas que tenham passado por algumas dificuldades a encontrar forças para a superação. “Meu blog não será voltado somente para a comunidade homossexual. Será destinado para qualquer pessoa se sinta excluída e desamparada”, ele explica.

Ao lado do amigo Paulo Ernesto, que ajudará com a produção do conteúdo do blog, promete ainda alguns contos picantes para seu livro.

Concurso

No dia 13 de setembro Serrana receberá a próxima edição da Parada LGBT e no dia 29 do mesmo mês haverá a escolha da Miss e do Mister LGBT, na Associação Cultural de Serrana.

Revide on-line
Foto e texto: Bruno Silva

Compartilhar: