10 verdades que parecem mentiras para o ribeirãopretano

10 verdades que parecem mentiras para o ribeirãopretano

Em homenagem ao dia 1 de abril, o Portal Revide separou fatos reais que parecem ser falsos para a população da cidade

Existem muitas explicações para o primeiro dia de abril ter se transformado no dia da mentira, dos bobos e dos tolos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. No Brasil, o mito deste dia começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou “A Mentira”, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Desde o começo do século XVI, em que o Ano Novo era festejado no dia 25 de março na França, data que marcava a chegada da primavera, as festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril, ou o início da temporada. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o ano novo seria comemorado no primeiro dia de janeiro.

Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria no mês quatro. Gozadores passaram, então, a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

É neste clima de descontração que o Portal Revide separou 10 verdades exclusivas de Ribeirão Preto - mas que parecem mentiras. Confira:

1. Já nevou em Ribeirão Preto. Essa sim parece mentira, mas, em 21 de julho de 1981 a cidade registrou -1,2 °C. Há relatos de que este tenha sido o dia mais frio registrado na história ribeirãopretana.

2. Cemitério na praça. O primeiro cemitério em Ribeirão Preto ocupava possivelmente o local em que atualmente encontra-se o monumento ao Soldado Constitucionalista na Praça XV de Novembro. O pesquisador José Pedro Miranda cita na sua obra relatos de que foram encontrados ossos humanos neste local por ocasião da reforma da Praça XV em 1938.



3. Festas ao presidente. No Salão Nobre, do Palácio Rio Branco, que toma a fachada superior do prédio, aconteciam as festas do Império do Café. Ali foi organizado, por exemplo, o baile de gala em homenagem ao então presidente da República Epitácio Pessoa, em suas duas visitas à cidade.

4. Palmeiras históricas. Para quem passa pela praça Carlos Gomes e nunca observou os corredores de Palmeiras, vale a pena reparar da próxima vez. As plantas laterais da praça marcam a altura e largura do antigo teatro Carlos Gomes.

5. Tigre no Zoo. Poucas pessoas se lembram ou sabem que o zoológico de Ribeirão já teve um tigre em suas instalações. Há mais ou menos 20 anos, o local tinha como atração principal o felino que tem se tornado assunto constante quando o tema é extinção. 

6. Ator no seriado. A série Game of Thrones tem relação com Ribeirão Preto. Parece mentira, mas em uma das temporadas do seriado americano, o ator ribeirãopretano Lino Facioli, de 15 anos, fez suas aparições como filho da Senhora do Ninho da Águia. 

7. Botafogo no mundo. Mesmo em fase ruim, o tricolor ribeirãopretano parece ser conhecido em todo o planeta. Mesmo que pouco conhecido, existe uma equipe com o mesmo nome que homenageia o time. O clube do futebol português da freguesia da Cordinhã, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra foi fundado em 1971.

8. Cidade rica. Ribeirão Preto é o município de São Paulo com maior índice de participação no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre as 21 cidades paulistas mais populosas. É o que apontam os dados da Secretaria da Fazenda do Estado.

9. Transporte aéreo. Muitos não sabem, mas a invenção do avião apenas foi possível por uma ajuda extra da Câmara Municipal de Ribeirão, em que Santos Dumont recebeu um conto de réis, equivalente a a 1,4 quilogramas de ouro. Dumont então pode prosseguir em suas pesquisas, as quais, três anos depois, resultaram na invenção do avião.

10. Top 10. Em 2015 a população de Ribeirão Preto foi estimada pelo IBGE em 666 323 habitantes. O município foi o que mais cresceu entre as maiores cidades do estado de São Paulo. Entre os 30 maiores municípios brasileiros, a população ribeirãopretana foi a 6ª com maior taxa de aumento populacional (1,3%). Portanto, cresceu o dobro da capital paulista, maior cidade do País, e bem mais que a média (0,86%) do Brasil.

 

Fotos: Divulgação

Compartilhar: