Dia mundial sem tabaco tem ações em Ribeirão

Dia mundial sem tabaco tem ações em Ribeirão

Hospital das Clínicas promove caminhada de conscientização; cigarro provoca mais de 50 doenças graves e é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano

Neste domingo, 31, é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada com o intuito de divulgar os perigos e consequências que o cigarro pode causar ao ser humano. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, no mundo existem cerca de 1,3 bilhão de fumantes, com estimativa de quatro milhões de mortes ao ano relacionadas ao tabagismo. Só no Brasil de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que anualmente cerca de 200 mil mortes por ano ocorram devido ao tabagismo.

O oncologista Fernando Torres afirma que o tabagismo é considerado uma doença mental e consta na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10, 1997). É a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

“É uma doença que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre em função da presença da nicotina nos produtos à base de tabaco que traz junto mais de 4.720 substâncias tóxicas, como monóxido de carbono, amônia, cetonas etc. Além de 43 substâncias cancerígenas”, explica o médico.

Inúmeras doenças

A médica pneumologista Adriana Ignacio de Pádua diz que o cigarro está relacionado com mais de 50 doenças, desde diversos tipos de neoplasias (câncer), até doenças respiratórias como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), doenças cardiovasculares como o infarto agudo do miocárdio, doenças cerebrovasculares, doenças vasculares periféricas, entre outras, como problemas na gravidez.

“Não podemos atribuir o risco de infecções respiratórias única e exclusivamente ao tabaco, mas o fumante é mais suscetível a estas infecções, pois os produtos químicos do fumo causam um processo inflamatório crônico que podem enfraquecer o nosso sistema imunológico. O tabagismo é um dos maiores responsáveis pela grande maioria dos cânceres de pulmão e atrapalha na recuperação de qualquer outro”, comenta a médica.

Em relação aos homens, o tabaco também é um dos principais fatores independentes relacionados com a disfunção erétil de origem arterial. O urologista Yuri Dantas conta que este atinge principalmente homens com mais de 50 anos de idade.

“Todos os fatores de risco ou fatores predisponentes para a disfunção erétil devem ser excluídos ou tratados sempre que possível. Sendo assim o tabagismo deve ser evitado, já que suas alterações correlacionam-se ao tempo de exposição ao tabaco e a quantidade de cigarros consumidos”, afirma.

Vício

A psicóloga Ana Carolina Naves Magalhães Marchi, mestre pela Faculdade de Medina da Universidade de São Paulo (USP), informa que o que se chama de vício no cotidiano, é definido pela Psiquiatria como dependência. A dependência seria a condição do indivíduo que necessita do contato com a droga ou algum outro objeto, que traz sensação de prazer ou gratificação em um primeiro momento e que com o passar do tempo faz deste indivíduo um “refém” deste contato.

“Nestes casos a psicologia contribui para pensar na prevenção, projetos que diminuam os fatores de riscos externos (família, sociedade) e para trabalhar os conteúdos internos dos indivíduos através da psicoterapia. Além do acolhimento e terapia para os familiares que são peças-chave para o sucesso do tratamento”, comenta Ana.

De acordo com o médico Harley Francisco de Oliveira, cerca de 1,4 milhão de pessoas são internadas todo ano por fumar. "O tabaco é responsável por um à cada três infartos e 90% dos cânceres de pulmão. Além disto, os tumores de bexiga e intestino também estão relacionados ao fumo. Mesmo as pessoas que pararam de fumar e perderam sua dependência há menos de dez anos, o risco ainda se mantém”, salienta.

Caminhada

Para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão realiza várias ações. São desde campanhas com os pacientes como a tradicional Caminhada dos cinco quilômetros que ocorre no neste domingo, 31.

O objetivo é divulgar, alertar e esclarecer à população sobre a existência de locais que tratam quando a pessoa está disposta a parar de fumar. Além de mostrar os malefícios do cigarro. 

Serviço
Caminhada no Dia Mundial sem Tabaco
Quando: Dia 31 de maio às 9h
Onde: Estacionamento dos Funcionários do HC.
Quanto: Gratuito

Revide On-line
Pedro Gomes
Fotos: Divulgação e Arquivo Revide

 

 

Compartilhar: