Com vacina, comércio de Ribeirão e região aposta em recuperação acelerada para 2021

Com vacina, comércio de Ribeirão e região aposta em recuperação acelerada para 2021

Levantamento também indica bom ritmo de retomada do nível de emprego no setor, segundo Sincovarp

Mesmo depois de um Natal com projeção de crescimento "moderado" nas vendas, os lojistas de Ribeirão Preto e região se mostram mais otimistas em relação à 2021. É o que aponta o Índice de Confiança apurado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), do  Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O CPV apresentou aos comerciantes consultados uma escala de 1 a 10, na qual 1 significa totalmente pessimista e 10 totalmente otimista com a expectativa de recuperação do setor no primeiro semestre do ano que vem. O índice médio de confiança ficou em 8,5, otimismo gerado muito por causa da chegada da vacina contra o Covid-19.

"Com a imunização, a tendência é de que o cenário socioeconômico se aproxime da normalidade promovendo recuperação de vendas, de empregos e, principalmente, de crescimento do Comércio Varejista", analisou Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Empregos

O CPV também consultou lojistas de Ribeirão e região sobre o emprego no Varejo, em 2020. O levantamento apontou que 42,9% das empresas demitiram no período. Outros 42,9% declararam que mantiveram o quadro de funcionários. Apenas 14,2% disseram ter contratado. Ao considerar a média geral da variação de postos de trabalho no Varejo local e regional, foi apurada uma redução de 13% ao longo desse ano.

"Constatamos que a maioria dos lojistas fez de tudo para evitar demissões. Muitos optaram pelas medidas previstas na MP 936 que estabeleceu regras trabalhistas temporárias durante a pandemia, o que se mostrou assertivo uma vez que evitou um número ainda maior de demissões. Também ficou claro que os empreendedores só estão aguardando uma melhora do cenário para começar a repor as vagas suspensas por conta da crise do Covid-19", apontou o pesquisador.

CAGED

Agora, no final de 2020, as contratações de temporários para o varejo reforçaram a tendência de recuperação das vagas de trabalho. Segundo números do  Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, divulgados no dia 23 de dezembro, Ribeirão Preto fechou o mês de novembro com um saldo positivo de 3.143 postos de trabalho com carteira assinada.

"Se o avanço do Covid-19 continuar sob controle, a vacinação tiver realmente começado e o Comércio permanecer pelo menos na fase amarela do PlanoSP, acreditamos em um bom desempenho do Varejo no primeiro semestre de 2021. A recuperação dos empregos vai gerar aumento do consumo e assim a 'roda da economia' voltará a girar mais rápido e vai acelerar a retomada", afirmou Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp e da CDL.

Sobre o CPV

O  Centro de Pesquisas do Varejo é uma iniciativa que  monitora, pesquisa e produz indicadores confiáveis, e ainda auxilia as ações de apoio, fomento e fortalecimento do Comércio Varejista em Ribeirão Preto e região.

"Além de trabalhos focados na realidade do comércio local/regional, junto a pesquisadores, economistas, entidades parceiras e outros players de alta credibilidade, o CPV também vamos reunir e divulgar informações obtidas junto às principais fontes do Varejo Nacional, sempre contextualizando o cenário global em face à realidade local", disse André Luis Rezende, diretor-superintendente da CDL Ribeirão Preto.


Foto: Luan Porto

Compartilhar: