Comércio de Ribeirão Preto espera alta de 5% a 8% nas vendas de Dia das Mães
82% dos consumidores ribeirãopretanos pretendem ir às compras na segunda data mais importante do calendário varejista

Comércio de Ribeirão Preto espera alta de 5% a 8% nas vendas de Dia das Mães

Levantamento é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV SINCOVARP/CDL)

O Comércio Varejista de Ribeirão Preto projeta crescimento médio de 5% a 8% nas vendas do Dia das Mães de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). O ticket médio do presente deve variar entre R$ 200 e R$ 250.

 

“Logo nos primeiros dias de maio, tivemos o pico de vendas da Agrishow e Ribeirão Rodeio e, agora, teremos o pico de vendas do Dia das Mães. Esses fatores devem impulsionar o resultado de maio no Comércio Varejista de Ribeirão Preto”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

 


Em nível Brasil, a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), projeta crescimento médio de 3,5% nas vendas do Dia das Mães, com estimativa de movimentação na ordem de R$ 13,23 bilhões. “O Comércio de Ribeirão Preto costuma ter uma alta vendas maior acima da média nacional pelo fato de a cidade ser uma capital regional de consumo. Muitas pessoas residentes em municípios do entorno vêm fazer suas compras aqui”, explica Galli.

 


Os maiores volumes de vendas tendem a se concentrar em São Paulo (R$ 3,99 bilhões), Minas Gerais (R$ 1,4 bilhão), Rio de Janeiro (R$ 1,15 bilhão) e Rio Grande do Sul (R$ 967,68 milhões). Juntos, esses estados responderão por 57% do volume financeiro a ser movimentado no Dia das Mães desse ano.

 


Intenção de compra

 

Com base em números da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)/SPC Brasil/Offerwise Pesquisas, o CPV apurou que 82% dos consumidores ribeirão-pretanos pretendem ir às compras, no Dia das Mães, índice um pouco acima da média nacional estimada em 78%. E que 35% dos consumidores esperam gastar mais nesse ano do que em 2023, 30% pretendem gastar o mesmo valor e 24% querem gastar menos.

 


Campeões de vendas


Os produtos campeões de vendas no Dia das Mães de 2024, serão roupas, calçados, acessórios, perfumes, cosméticos, chocolates, artigos de decoração, joias, bijuterias e eletroeletrônicos. As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (74%).

 


Pesquisa antecipada


O levantamento também aponta que o consumidor está atento aos preços e a grande maioria (80%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes, sobretudo pela internet (80%) por meio de buscadores, sites, aplicativos e redes sociais. Já 62% fazem pesquisa de preços nas lojas físicas.


 

Modalidade de pagamento


Em relação à forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no Pix (41%) e no cartão de débito (21%). Enquanto 48% citam o pagamento a prazo, com destaque para o cartão de crédito parcelado (29%).

 


Ponto de atenção: Obras de Mobilidade!


O SINCOVARP e a CDL RP, entidades que lideram o Comitê de Acompanhamento das Obras de Mobilidade, reforçaram junto à Prefeitura de Ribeirão Preto o pedido/sugestão para que sejam interrompidas as obras de implantação dos corredores de ônibus no centro, na Av. Nove de Julho e na Av. Treze de Maio/Rua Capitão Salomão, nesse sábado (4) e no sábado (11), com objetivos de facilitar o acesso dos consumidores às lojas e de incentivar as compras do Dia das Mães.

 


“Existe um compromisso assumido pela Prefeitura com o Comitê, nesse sentido. Os comerciantes esperam muito que seja cumprido. Se paralisadas as obras de mobilidade já prejudicam o Comércio, imagine nos dois sábados anteriores ao Dia das Mães, com os canteiros em funcionamento? Temos certeza de que o bom senso prevalecerá”, finaliza Diego Galli Alberto.


Horário do Comércio Tradicional para o Dia dos Mães:

 

Sábado (11), abertura facultativa das 9h às 18h. 

Domingo (12), fechado.

Shoppings:

Sábado (11), abre das 10h às 22h.

Domingo (12), abre das 14h às 20h.

 


Foto: Freepik

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