Comércio de Ribeirão Preto projeta crescimento de até  6% nas vendas para o Dia das Crianças

Comércio de Ribeirão Preto projeta crescimento de até  6% nas vendas para o Dia das Crianças

O Ticket médio deve variar entre R$ 200 e R$ 250; Roupas, calçados, brinquedos, celulares e jogos, serão os campeões de vendas na terceira data sazonal mais importante do calendário varejista

O Comércio Varejista de Ribeirão Preto estima um crescimento médio entre 3% e 6% nas vendas para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta estudo realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) d eRibeirão Preto . O ticket médio do presente deve variar entre R$ 200 e R$ 250.

 

“Essa tendência pode ajudar a garantir um mês de outubro com variação positiva nas vendas do Comércio local e regional. Não podemos esquecer que ainda teremos o Haloween. Desde o começo do ano, o Varejo, de forma geral, vem numa performance abaixo da de 2022, mas ainda positiva”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

 

Intenção de Compra 


O CPV projeta que 75% dos consumidores de Ribeirão e região pretendem comprar algum presente no Dia das Crianças, em 2023. Desses, cerca de 40% pretendem gastar o mesmo valor no ano passado, 14% querem gastar menos e 33% planejam investir um pouco mais. O lado negativo é que 32% pretendem comprar presentes mesmo estando com as contas em atraso, 29% devem gastar mais do que podem e 9% devem deixar de pagar alguma conta para comprar o presente.

 

“Esses últimos indicadores confirmam que o nível de endividamento das famílias ainda é alto, compromete o poder de compra e deixa os consumidores mais cautelosos, até porque ainda tem o Natal pela frente e o orçamento está apertado para a grande maioria dos brasileiros. Por outro lado, mostram que os adultos sempre procuram fazer algum sacrifício porque entendem que filhos, netos, sobrinhos e afilhados, ficam na expectativa de ganhar presentes e não querem decepcioná-los. Isso pesa muito no emocional e, por conseguinte, na decisão de compra para o Dia das Crianças”. 



 

Campeões de Vendas


Os presentes que devem ter maior procura nesse Dia das Crianças são roupas, calçados, brinquedos, jogos e celulares. Outra característica que vem ganhando força nessa data são os programas em família. O CPV estima que 9 em cada 10 consumidores da cidade e região, pretendem fazer algum tipo de passeio como ir à parques públicos, eventos culturais e de lazer, restaurantes, cinemas ou viagens, entre outros. “Isso é bom porque acaba movimentando também outros setores da economia que se conectam com o Varejo”, reforça Galli.

 

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Locais de Compras


Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, em todas as capitais, mostra que 81% dos consumidores deverão fazer suas compras para o Dia das Crianças em lojas físicas, sendo que 37% alegam que devem também comprar pela internet. “A preferência do consumidor ainda é pelas lojas físicas, no entanto, o E-commerce não para de crescer. O empreendedor varejista precisa ficar atento a isso para não ficar para trás”, alerta o pesquisador.

Modalidades de pagamento


A pesquisa CNDL revela que, nesse Dia das Crianças, a maioria dos consumidores pagará os produtos à vista (78%), principalmente com PIX (40%, sobretudo entre os mais jovens), dinheiro (33%) e cartão de débito (32%). Por outro lado, 42% planejam pagar parcelado, principalmente com o cartão de crédito (37%).

 

“O Dia das Crianças servirá como um ‘termômetro’ para as projeções de Black Friday e Natal. Muitos optarão por gastar um pouco menos agora para poder comprar presentes melhores no fim do ano. Um outro fator que pode ajudar, é o programa ‘Desenrola’ que recolocou muitas pessoas de volta no ‘jogo do consumo’”, finaliza Galli.

 

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Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

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