Confira dez dicas para as provas do Enem, que começam neste final de semana

Confira dez dicas para as provas do Enem, que começam neste final de semana

O Portal Revide e o professor Luiz Cláudio Jubilato listaram fatos para auxiliar os vestibulandos no Exame Nacional do Ensino Médio

Neste domingo, 3, começam as provas de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Ribeirão Preto, serão cerca de 15 mil estudantes que farão os testes desse domingo e do dia 10 de novembro. 

O Portal Revide e o professor Luiz Cláudio Jubilato listaram dicas para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saírem-se bem durante a prova nos dias de vestibular, em 3 e 10 de novembro. Além disso, saiba assuntos importantes que podem ajudar para um melhor desempenho nas provas:

1- Confira seu documento
Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Fique esperto! Nem tente levar cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto. Os documentos válidos podem ser vistos aqui.

2-Itens proibidos
Borracha; Corretivo; Chave com alarme; Artigo de chapelaria; Impressos e anotações; Lápis; Lapiseira; Livros; Manuais; Régua; Óculos escuros; Caneta de material não transparente; Dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes); Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.

3- Chegue no horário
É importante não se atrasar nos dias de prova. Às 13h, o portão será fechado. Confira os horários:
12h – Abertura dos portões.
13h – Fechamento dos portões.
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova.
13h30 – Início das provas.
19h – Término das provas no primeiro dia.
18h30 – Término das provas no segundo dia.
Horário de Brasília – DF

Dicas do professor:

4- Não sei o que cairá
Nem o professor cartomante sabe o que cairá. Se todos acertarem as previsões, a prova terá 1000 questões. Pergunto: Como vai cair? Como será o enunciado? Qual o gabarito? Há sites que listam os 50 temas que mais caíram. Será que não cairão mais, já que foram suficientemente explorados? Estudá-los ou não? Eis a questão.

5-Tema da redação
E se o professor acertar o tema e você não tiver feito a redação como treino? De que adiantará? Se tiver feito, lembrará tudo? Não é melhor se preparar para quaisquer temas, para não ser surpreendido (a)? Você já sabe que a banca examinadora abordará um tema atual, provavelmente algum tópico do programa do governo do atual.

6-Não se preocupe se a matéria acumulou
Estudar tudo de tudo é impossível. Acumular faz parte do processo. Se alguém disser a você que está em dia, interne-o (a). É pura pressão psicológica ou então decorou a apostila. Se você se acha uma “anta”, porque há um vazio na sua cabeça, esqueceu tudo, não se esqueça de que as antas são espertas, tanto que continuam sobrevivendo. Tudo se decide mesmo na hora. E se o concorrente "fodão" passar mal? "Já era".

7-Não estude em casa
Estude na escola. Em casa, só revise, descanse. Você não é autodidata. Perde muito tempo tentando aprender sozinho (a). Aí começa o estresse, a sensação de não aprender nada.

8-Não fique acordado (a)
Aprenda com o seu corpo. O corpo ensina. Hora de ficar acordado (a), fique acordado (a). Hora de dormir, durma. Dormir ensina. Não confunda ficar acordado (a) com estudar. No outro dia, terá que reler tudo de novo. Aí sim a matéria acumula. Perderá, no mínimo, duas aulas no outro dia. Na primeira, dorme; na última, só quer uma cama.

9-Não se preocupe com a concorrência
1º: quantidade não significa qualidade; 2º: você é o seu maior concorrente, pois se enfia em aulas dicas cansativas na véspera da prova. Vá beijar, abraçar, comer a comidinha da mamãe; 3º: quando fica ouvindo um monte de asneiras dos derrotistas; 4º: quando não acorda para o fato de que o mesmo medo que tem do concorrente, ele tem de você; 5º: quando toma remédios para diminuir a ansiedade ou turbinar o raciocínio sem consulta médica.

10-Não se preocupe por onde vai começar, preocupe-se com onde terminará
1º faça as questões mais fáceis; nem sempre a matéria que você mais sabe é a que está mais fácil; 2º o importante é não "chutar" sem ler.



 


Foto: Divulgação

Compartilhar: