EJA atende cerca de 1,6 mil alunos em Ribeirão Preto

EJA atende cerca de 1,6 mil alunos em Ribeirão Preto

Alternativa para quem não teve oportunidade de frequentar cursos regulares preenche cerca de 50 salas de aula por ano

Em Ribeirão Preto, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda atende cerca de 1,6 mil alunos, apesar da boa oferta de ensino nos cursos regulares. A oferta do curso para as pessoas que não tiveram formação ou que pretendem completar a escolarização.

O EJA oferece o ensino fundamental a jovens a partir de 15 anos de idade e adultos com mais idade, que por motivos vários não conseguiram frequentar a escola em período regular.

A rede municipal de ensino de Ribeirão preto oferece todos os anos cerca de 50 salas de aula para alfabetização e conclusão do ensino fundamental. E mantém convênios com programas federais como o Brasil Alfabetizado e Projovem Urbano, além da adesão ao Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos, o PNLDEJA, que beneficia professores e alunos.

O projeto possui estrutura escolar flexível, como um colégio normal. Com horário adequado aos alunos trabalhadores, idosos e deficientes, e com matrícula fixa.

Segundo a coordenadora do Setor de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal da Educação, Elizabeth Miranda da Silva, a maior conscientização das pessoas que não sabem ler e escrever é a necessidade que o mundo exige de todos.

“É a necessidade de serem inseridos no mundo da tecnologia. Eles buscam a EJA para ter um trabalho melhor, maior interação social e pela busca do conhecimento”, comenta.
Livre do analfabetismo

Por meio do ensino adequado oferecido aos alunos, a cidade de Ribeirão Preto foi contemplada com o Selo Município Livre do Analfabetismo, oferecido pelo Ministério da Educação às cidades que atingiram nível de alfabetização superior a 93,5%. De acordo com o Censo de 2010, Ribeirão Preto tem 97,1% de pessoas alfabetizadas na faixa etária de alfabetização.

A educação especial oferece dois módulos de aprendizado. A EJA Anos Iniciais atende pessoas acima de 15 anos que não concluíram o 5º ano do ensino fundamental (1º ao 5º ano). O atendimento é diferenciado, com atividades adequadas aos diferentes níveis de aprendizagem. Após a conclusão da primeira etapa, o aluno tem direito a uma vaga em uma escola estadual para dar continuidade aos estudos.

Já a EJA Anos Finais é a segunda etapa do programa, destinada às pessoas que buscam a conclusão do ensino fundamental (6º ao 9º ano). O atendimento desta modalidade ocorre em quatro escolas do município, distribuídas nos bairros Campos Elíseos, Ipiranga, Jardim Maria Goretti e Jardim Salgado Filho.

Os professores também são beneficiados por lecionarem para adultos. Esses profissionais recebem formação inicial e continuada por meio de um trabalho docente coletivo, com encontros mensais, onde são produzidas e discutidas propostas de atividades de aprendizagem que caracterizam as aulas da EJA.

Revide On-Line
Laura Scarpelini (Colaboradora)
Fotos: Divulgação

 

Compartilhar: