Jovens da macrorregião participaram de encontro com o Papa em Lisboa
Foto: Acervo Pessoal

Jovens da macrorregião participaram de encontro com o Papa em Lisboa

Ribeirão Preto foi representada pelo jornalista Pedro Figueiredo

No final de semana de 5 de agosto, jovens de todo o mundo se reuniram no Parque Tejo, em Lisboa, capital de Portugal, para conhecer o Papa Francisco. A estimativa é que havia 1,5 milhão de jovens de 151 países diferentes. Do Brasil, 10 mil estiveram presentes, dentre esses, cerca de 250 de 7 cidades diferentes da macrorregião de Ribeirão Preto.



 

Nem mesmo os recordes de temperatura registrados na Europa durante o verão, acovardaram tantos jovens de se reunirem em um local descampado para o encontro com o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude. Sombrinhas, protetor solar e água, eram itens indispensáveis para aqueles que peregrinavam, sem se abater pelo cansaço. Os jovens passaram o dia e a noite a céu aberto, dormindo em sacos de acampamento, e intercalando entre momentos de oração e de partilhas. 



 

 Marina Delefrate, de Sales Oliveira, disse que: “essa vigília é muito importante para nós, é uma luz que acende na nossa caminhada como cristão. Esta é a quarta vez que participo. É uma experiência enriquecedora no quesito espiritual, ouvir o Papa, que representa Pedro para nós, aquele que Cristo escolheu para dar continuidade na igreja dele”. Marina afirmou ainda sobre a importância de ampliar experiências com pessoas que compartilham dos mesmos ideais e que essa experiência ajuda a ver outras realidades diferentes da que vivencia na cidade em que mora. 



 

O jornalista Pedro Figueiredo disse que o momento mais tocante foi ver a força de vontade do Papa Francisco, que mesmo com grandes debilidades esteve firme e alegre nas agendas da JMJ “O Papa estava feliz por estar conosco, apesar dos diversos problemas de saúde que vêm enfrentando recentemente e da dificuldade de locomoção, era nítido em seu olhar a vontade e a felicidade e a gratidão por estar ali”. disse ele, que completou estava muito emocionado por vivenciar sua primeira Jornada Mundial da Juventude e por estar com alguns amigos. 




 

Estima-se que a JMJ Lisboa gerou um aumento de 350% na economia de Portugal. A zona hoteleira da cidade teve 100% de ocupação durante a temporada. Os bares e restaurantes aumentaram o faturamento em 230%, segundo informações do Governo Português que acrescentou que, ao todo, o impacto econômico ultrapassa os 564 milhões de euros. A próxima Jornada Mundial da Juventude ocorrerá em 2027 em Seul, na Coreia do Sul.

 

Compartilhar: