Investigado na Sevandija pede que processo seja transferido para Justiça Federal
Pedido já havia sido feito anteriormente, porém foi negado pelo juiz

Investigado na Sevandija pede que processo seja transferido para Justiça Federal

O ex-secretário Marco Antonio dos Santos afirma que prefeitura usou verba federal para pagamento de honorários de Maria Zuely

Em carta, o ex-superintendente do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) e ex-secretário de Administração de Ribeirão Preto Marco Antonio dos Santos, afirma que houve uso de verbas federais para o pagamento dos honorários advocatícios da advogada Maria Zuely Librandi, que são investigados pela Operação Sevandija.

O processo dos honorários é o mesmo que investiga a ex-prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera. Tanto ela, quanto Marco Antonio dos Santos estão detidos preventivamente em Tremembé, no Vale do Paraíba.

A carta foi escrita pelo ex-secretário e anexada ao processo da 4ª Vara Criminal de Ribeirão Preto. No documento, ele alega que parte do dinheiro destinado à Maria Zuely era proveniente de repasses da Quota Salário-Educação, que é uma verba enviada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos municípios.

Anteriormente, a defesa de Marco Antonio dos Santos já havia requerido que o processo fosse encaminhado para Justiça Federal com essa mesma alegação. No entanto, o juiz da 4ª Vara Criminal, Lucio Alberto Eneas da Silva Ferreira, negou os pedidos.

O ex-secretário diz que a medida foi realizada em razão da crise financeira enfrentada pelo município na ocasião dos pagamentos. A advogada de Marco Antonio dos Santos, Andreia Maio Dias, explica que a defesa resolveu questionar a situação, em razão da liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que suspendeu o processo que investiga fraudes em licitações entre a Coderp e a Atmosphera.

“Há um pagamento com verba, e há necessidade de que se apure. Já fizemos esse requerimento ao juízo, e ele foi negado. Devido a esse fato novo da Coderp e que o STJ reconheceu a possibilidade da existência de verba federal, nós insistimos nessas diligencias para que se apure. Ainda mais agora, com esse indício de possibilidade no núcleo da Coderp”, declarou a advogada.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: