Como tudo começou

Como tudo começou

A Fundação do Livro e Leitura nasceu, à princípio, para realizar a Feira do Livro da cidade, mas, hoje, atua em diversas frentes além do evento, disseminando conhecimento e transformando pessoas

Por trás de um evento como a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, está uma instituição robusta, de trajetória sólida e de grande projeção. A Fundação do Livro e Leitura, entidade de direito privado e sem fins lucrativos, é a responsável pela realização do evento literário, hoje considerado a segunda maior feira a céu aberto do país. A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto foi constituída em 6 de fevereiro de 2004, especialmente para realizar a Feira do Livro da cidade, cuja primeira edição aconteceu no ano 2000. Ela se mantém a partir do apoio de patrocinadores e mantenedores, com recursos privados e advindos das leis de incentivo, em especial do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e do Programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac).


Com o tempo, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira Internacional do Livro, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com uma extensa agenda cultural durante todo o ano, que dissemina informação, lazer, cultura e conhecimento, além de movimentar a cadeia cultural e de economia criativa do município, da região e do país. As atividades acontecem não apenas na cidade de Ribeirão Preto, mas também na macrorregião, ampliando o alcance de um conteúdo de qualidade para públicos diversos e com interesses variados, inserido em um amplo universo contemplado pela literatura. A transformação gerada nas pessoas move o foco do trabalho realizado pela Fundação.


Dentro dessa programação de eventos paralelos estão aqueles voltados ao hábito de ler, à formação de professores, mediadores de leitura e a realização de outras Feiras do Livro. São cerca de 500 atividades que alcançam mais de 200 mil pessoas. Entre estes projetos, estão clubes de leitura nas escolas, núcleos de contação de histórias, lançamentos literários, campanhas de doação de livros, cursos, oficinas, workshops e outros eventos que unem a literatura ao cinema, artes cênicas e música, entre outros.


A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto conta com uma diretoria eleita para um mandato de dois anos, com acompanhamento do Conselho de Administração e Fiscal. A atual diretoria é composta por Dulce Neves, presidente; Adriana Silva, vice-presidente e curadora; Edgard de Castro, vice-presidente e Viviane Mendonça, superintendente. As histórias, trajetórias e a atuação dedicada destas pessoas à Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto são contadas nas páginas a seguir. 


Foto: Luan Porto

Compartilhar: