Alessandro Maraca (MDB) é eleito presidente da Câmara de Ribeirão Preto

Alessandro Maraca (MDB) é eleito presidente da Câmara de Ribeirão Preto

Cerimônia de posse do prefeito e novos vereadores foi realizada nesta sexta-feira, 1º

O vereador Alessandro Maraca (MDB) foi eleito para ocupar a presidência da mesa diretora da Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto. A eleição foi realizada nesta sexta-feira, 1º, após a cerimônia de posse da 18ª legislatura.

Durante a cerimônia, os parlamentares assinaram o termo de posse e fizeram o juramento de cumprir a Lei Orgânica do Município, a Constituição Estadual e a Constituição Federal. Por decorrência da pandemia da Covid-19, o evento foi fechado ao público.

Maraca recebeu 18 votos. Duda Hidalgo (PT), outra concorrente ao cargo, recebeu quatro votos.

Como votaram para a presidência:

Alessandro Maraca (MDB)

Alessandro Maraca (MDB), André Rodini (Novo), Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Elizeu Rocha (PP), Brando Veiga (PP), Franco (PRTB), Gláucia Berenice (DEM), Igor Oliveira (MDB), Isaac Antunes (PL), Jean Corauci (PSB), Lincoln Fernandes (PDT), Marcos Papa (CID), Matheus Moreno (MDB), Maurício Gasparini (PSDB), Maurício Vila Abranches (PSDB), Paulo Modas (PSL), Renato Zucoloto (PP) e Sérgio Zerbinato (PSB).

Duda Hidalgo (PT)

Duda Hidalgo (PT), Luís França (PSB), Judeti Zilli (PT) e Ramon Faustino (PSOL)

Segundo o regimento interno, o vereador mais votado nas eleições municipais preside a primeira sessão do ano. Assim, coube ao vereador Igor Oliveira (MDB) que recebeu 5.061 votos, conduzir a sessão.

Em seu discurso, Oliveira fez uma reflexão sobre as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus e recomendou uma parceria entre o Legislativo e o Executivo para vencer essas adversidades. "Não uma parceria para aceitar tudo o que a Prefeitura propõe, mas uma parceria de aceitar o que é realmente bom para a população de Ribeirão Preto", afirmou.

Ao assumir a cadeira de presidente, Maraca agradeceu pelos votos recebidos e também saudou os vereadores que votaram na chapa composta por Duda Hidalgo.

Maraca também discursou sobre tornar a Câmara mais sustentável. A intenção é tornar a Casa de Leis um dos primeiros prédios públicos autossustentável de Ribeirão Preto, meio da energia fotovoltaica. Além de reduzir a utilização de papel pelos parlamentares e servidores.

Por fim, Maraca lembrou dos problemas enfrentados por legislaturas passadas em relação a projetos inconstitucionais e que foram barrados pela Prefeitura e Justiça. "Já fomos considerados em outra época como a Câmara mais inconstitucional do Brasil", lembrou. Durante a legislatura passada, segundo Maraca, o parlamento passou a ser um dos que mais teve Ações Direta de Inconstitucionalidade (Adins) derrubadas pela Justiça.

Confira a composição da mesa diretora

Presidente: Alessandro Maraca (MDB)

Vice-presidente: Bertinho Scandiuzzi (PSDB)

Segundo vice-presidente: Gláucia Berenice (DEM)

Primeiro secretário: Matheus Moreno (MDB)

Segundo secretário: Franco (PRTB)

Prefeito e vice-prefeito

Também foram empossados o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o vice-prefeito, Daniel Marques Gobbi (PP). Ambos realizaram o juramento de posse, no qual juram cumprir a Lei Orgânica do Município, a Constituição Estadual e a Constituição Federal. Bem como, trabalhar pelo bem-estar da população de Ribeirão Preto.

Nogueira utilizava o mesmo relógio usado pelo seu pai e ex-prefeito, Antônio Duarte Nogueira, durante a posse de seus dois mandatos.

No discurso de posse, Nogueira voltou a afirmar que pretende fazer um governo de união e diálogo com o legislativo e a população. O prefeito também frisou que um dos desafios do novo governo será resgatar a renda e os empregos perdidos pela população durante a crise da pandemia.

Nogueira também garantiu que, com "as finanças equilibradas, pagamentos em dia e projetos em planejados", todas as obras iniciadas serão entregues em dia.


Fotos: Luan Porto

Compartilhar: