Câmara arquiva processo de cassação contra Perla

Câmara arquiva processo de cassação contra Perla

Parlamentares entenderam que vereadora se desculpou após falas contra mãe do ex-presidente Jair Bolsonaro

A Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto arquivou o pedido de cassação contra a vereadora Perla Müller (PT) no dia 1º de junho. A votação recebeu 13 votos favoráveis ao arquivamento. O pedido de cassação foi protocolado pelo vereador Isaac Antunes (PL), após Perla ter declarado, em uma entrevista de rádio, que a mãe do ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ter morrido há 66 anos, para que ele não tivesse nascido.

 

O pedido para a abertura do processo de cassação foi aceito no dia 4 de maio e, com isso, foi aberta uma Comissão Processante para análise do caso. A comissão foi presidida pelo vereador André Trindade (União), teve como relator Lincoln Fernandes (PDT) e ainda contou com a participação de Maurício Gasparini (União).

 

Antes da votação em que foi aprovado o pedido de cassação, Perla usou a tribuna para se desculpar pela fala. “Eu peço desculpas pelo o que eu disse. Peço desculpas a quem constrói comigo a defesa de direitos humanos, peço desculpas a essa Casa e a quem se sentiu ofendido com o que foi dito”, declarou.


A sessão do dia 1º, na qual o relatório final da Comissão Processante seria lido, foi marcada pela polarização política. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e membros do Partido dos Trabalhadores e de movimentos sociais causaram tumulto e a sessão precisou ser suspensa após a votação do relatório.

 

Durante boa parte da leitura do relatório pelo vereador Lincoln Fernandes, o público presente trocava ofensas contra os adversários políticos na plateia, parecendo não se importar com o desenrolar do processo na tribuna. O presidente Franco Ferro (PRTB) solicitou a presença da Guarda Civil Municipal para que a sessão pudesse ser reestabelecida. 


No relatório, a comissão entendeu que, apesar de infeliz, a fala da vereadora não configurou motivo suficiente para cassação. O texto aponta o pedido de desculpas antecipado de Perla como fator importante para o arquivamento. “Ela antecipou-se e de forma efetiva na Tribuna da Câmara, através da mídia propiciada, retratou-se de forma cabal e ampla de sua reconhecida infeliz fala”, leu Fernandes.

 

“Muito embora se possa admitir a falta de decoro, não se pode esquecer que na sessão do dia 4 de maio, quando recebeu a denúncia, antes da votação, a vereadora denunciada em franca e emocionada manifestação retratou-se de forma sincera. [...] Nada mais valioso para o ser humano do que aquele que reconhece o seu erro e se desculpa”, acrescentou. Após a leitura, o relator recomendou que a Casa votasse favorável ao arquivamento do pedido de cassação.


Após o resultado, Perla argumentou que não buscou as instâncias judiciais, pois acreditava na postura dos vereadores. “Continuo com minhas convicções políticas e minha leitura sobre a gravidade da situação que o nosso país viveu recentemente com o bolsonarismo. Agradeço muito o grande apoio de todos do meu partido, o PT, nosso presidente, Jorge Roque, a militância do PSOL, aos vereadores que confiaram em mim desde o início, aos meus amigos, meus alunos e meus familiares, que lutaram comigo até este dia”, comemorou a vereadora. 

 


Manifestantes replicaram o clima de polarização política na Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto

 

Como votaram:

Votaram pelo arquivamento:
Bertinho Scandiuzzi (PSDB)
Duda Hidalgo (PT)
Elizeu Rocha (PP)
Luís França (PSB)
Jean Corauci (PSB)
Lincoln Fernandes (PDT)
Marcos Papa (Podemos)
Ramon Faustino (PSOL)
Sérgio Zerbinato (PSB)
Igor Oliveira (MDB)
Matheus Moreno (MDB)

 

Abstenções:
André Trindade (UNIÃO)
Paulo Modas (União)

 

Ausente:
Alessandro Maraca (MDB)


Não votaram:
Franco Ferro (PRTB) – presidente
Isaac Antunes (PL) - autor do pedido
Perla Müller (PT) – parte no processo
Brando Veiga (REP)
Maurício Vila Abranches (PSDB)
Maurício Gasparini (União)
André Rodini (NOVO)
Renato Zucoloto (MDB)
 

 

*Errata: os vereadores André Rodini (Novo) e Maurício Gasparini (União) não votaram, ao contrário do que foi noticiado anteriormente. 


Foto: Câmara Municipal de Ribeirão Preto

Compartilhar: